- O calendário de realização da Prova de Vida ocorrerá de forma escalonada;
- Dessa maneira, a cada mês serão atendidos dois grupos de beneficiários;
- A comprovação de vida serve para evitar fraudes e pagamentos indevidos;
A prova de vida do INSS voltou a ser exigida neste mês, estando suspensa desde março do ano passado devido à pandemia de Covid-19. A comprovação é feita anualmente e serve para evitar fraudes e pagamentos indevidos.
Com mais de um ano sem realizar a prova de vida do INSS, o Instituto pretende realizar a comprovação ao longo do ano, conforme o calendário divulgado.
O primeiro grupo que precisa fazer a confirmação é formado pelos segurados que deveriam ter realizado a prova antes de março de 2020, mas não fizeram.
De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social esse grupo é composto por 160 mil segurados. Dessa maneira, os pagamentos serão bloqueados até que seja realizada a Prova de vida do INSS.
Além desses, também serão bloqueados os benefícios dos segurados que foram convocados a realizarem Prova de Vida Digital, mas que não fizeram. É importante lembrar que essa foi realizada em forma de teste, mas que foi validada.
Calendário para a Prova de vida do INSS
Quem teve a Prova de Vida suspensa deve saber qual será a data exigida para fazer a comprovação. Diante disso, quem ainda não efetuou a comprovação deve observar o calendário disponibilizado pelo Instituto.
O calendário de realização da Prova de Vida ocorrerá de forma escalonada. O intuito é não causar aglomerações nas instituições bancárias e evitar a propagação da Covid-19. Dessa maneira, a cada mês serão atendidos dois grupos de beneficiários:
- Quem não realizou em março/abril de 2020, realizará em junho de 2021;
- Quem não realizou em maio/junho de 2020, realizará em julho de 2021;
- Quem não realizou em julho/agosto de 2020, realizará em agosto de 2021;
- Quem não realizou em setembro/outubro de 2020, realizará em setembro de 2021;
- Quem não realizou em novembro/dezembro de 2020, realizará em outubro de 2021;
- Quem não realizou em janeiro/fevereiro de 2021, realizará em novembro de 2021;
- Quem não realizou em março/abril/ maio de 2021, realizará em dezembro de 2021.
Prova de Vida do INSS
Como dito anteriormente, a comprovação de vida serve para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Dessa maneira, ocorre uma vez por ano, na data marcada pela instituição financeira, podendo ser uma data aleatória, o mês de aniversário dos segurados ou do benefício.
Quem não faz a prova de vida tem o pagamento do benefício bloqueado ou cancelado, após algum tempo. Essa é uma forma de garantir a segurança da Previdência Social. Dessa maneira, todos os aposentados e pensionistas do INSS precisam realizar a comprovação a cada 12 meses.
Benefício bloqueado por falta da prova de vida do INSS
Os aposentados e pensionistas que tiverem o benefício bloqueado poderão contar com o desbloqueio remoto ou no caixa eletrônico. Na primeira situação, o pagamento será desbloqueado por meio de reconhecimento facial usando o aplicativo Meu Gov.br.
Os segurados que tiverem o pagamento bloqueado por falta da comprovação de vida e tiverem a biometria cadastrada no banco poderão fazer o procedimento em qualquer caixa eletrônico. Para isso, basta realizar qualquer transação bancária que já é aceita como confirmação.
Caso não seja possível fazer nenhuma das duas opções, a única solução é comparecer ao banco para atestar a vida. Para isso é necessário apresentar o CPF e um documento oficial com foto, que pode ser o RG.
Prova de vida do INSS digital
No ano passado, o INSS criou a prova de vida digital. A ferramenta foi usada em formato de teste. Porém, os beneficiários convocados que fizeram a comprovação online tiveram a confirmação de vida aceita.
A ideia do Instituto é usar essa tecnologia de forma definitiva nos próximos anos. Porém, até que isso seja possível é preciso que a ferramenta passe por diversos reajustes. Com a Prova Digital será possível agilizar o processo de comprovação e dar mais segurança aos segurados.
Na primeira fase de teste foram convocados 5,3 milhões de segurados no mês de fevereiro de 2020. A prova de vida digital foi realizada por meio do aplicativo Meu gov.br.
Só foram convocados alguns cidadãos que precisam atender alguns requisitos: possuir o reconhecimento facial cadastrado no Denatran ou no Tribunal Superior Eleitoral.