Prova de vida digital no INSS vira opção na pandemia; saiba como fazer

Segurados do INSS devem ficar atentos aos calendários da prova de vida. Na última semana, a previdência social federal informou que voltará a exigir a renovação do cadastro anual de seus segurados. O procedimento suspenso pela pandemia do novo coronavírus, deve passar a ser feito a partir do mês de julho, contado com uma versão digital. Saiba como realiza-lo.

Prova de vida do INSS foi prorrogada até novembro; confira NOVA data limite (Imagem: divulgação/INSS)
Prova de vida do INSS foi prorrogada até novembro; confira NOVA data limite (Imagem: divulgação/INSS)

A prova de vida do INSS é a principal forma de garantir a concessão do seu benefício previdenciário. No entanto, com a chegada da covid-19 sua realização passou meses suspensas para evitar os riscos de contaminação da doença.

Objetivando resolver tal situação, a previdência criou a prova de vida digital, já disponível no Meu INSS.

Como fazer a prova de vida digital?

O procedimento é simples, mas só pode ser realizado pelos aposentados e pensionistas que receberam um SMS do INSS os convidando para a fase teste. No caso desse grupo, é preciso primeiro instalar o aplicativo do Meu INSS.

Na sequência, informe seus dados de identificação pessoal e preencha o formulário apresentado para poder validar seu cadastro. Depois, instale também o app Meu Gov.br e realize o mesmo procedimento de registro.

Conectado em ambas as plataformas, volte até o Meu INSS e selecione a função Prova de Vida Digital. Em sua tela serão exibidas as instruções para tirar algumas fotos suas.

Desse modo, centralize a câmera do seu celular no rosto, depois vire-se para a direita, feche os olhos, sorria e vire para a esquerda. Todos os ângulos serão devidamente registrados para que haja seu reconhecimento facial.

Depois e fazer as fotos e registrar também a biometria, informe o número do seu Título de Eleitor ou a data de Emissão da Carteira de Habilitação (se você for habilitado). Por fim, basta anotar o protocolo e aguardar a validação de sua atualização.

Calendário da prova de vida do INSS

Mês em que a prova de vida venceu Novo prazo para a prova de vida
março e abril de 2020 junho de 2021
maio e junho de 2020 julho de 2021
julho e agosto de 2020 Agosto de 2021
setembro e outubro de 2020 Setembro de 2021
novembro e dezembro de 2020 Outubro de 2021
janeiro e fevereiro de 2021 Novembro de 2021
março e abril de 2021 Dezembro de 2021

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA