A partir deste mês, o Instituto Nacional do Seguro Social volta a cobrar a prova de vida do INSS. Com isso, os aposentados e pensionistas que ainda não fizeram a comprovação devem realizá-la antes de terem os pagamentos bloqueados.
A prova de vida do INSS está suspensa desde março do ano passado até maio de 2021. A medida visava não colocar em risco de contaminação por Covid-19 os aposentados e pensionistas.
Após mais de um ano de suspensão, a prova de vida do INSS voltou a ser exigida. Para não gerar tumulto nas instituições bancárias responsáveis pelo pagamento, o Instituto divulgou um calendário.
Além disso, o órgão informou que o primeiro grupo a ter o benefício bloqueado será os que não realizaram a comprovação antes de março de 2020. De acordo com o INSS, 160 mil segurados não realizaram a comprovação nesse período.
Também serão bloqueados os benefícios de dos aposentados e pensionistas que foram convocados a realizarem prova de vida digital e não fizeram. Após esses grupos serão os que estão com a prova vencida desde março ou abril do ano passado.
Nos meses seguintes serão convocados os demais grupos, conforme o mês que deveria ter realizado a prova. A comprovação de vida é feita anualmente e serve para evitar fraudes e pagamentos indevidos.
Os bancos são responsáveis pela convocação. Quem tiver a biometria cadastrada no banco poderá fazer a prova de vida em qualquer caixa eletrônico. Para isso, basta realizar qualquer transação bancária que já é aceita como comprovação de vida.
Calendário para a prova de vida do INSS
A prova de vida do INSS ocorrerá de forma escalonada, conforme o calendário divulgado pelo Instituto. O intuito é não causar aglomerações e evitar a propagação do Coronavírus. Sendo assim, a cada mês serão atendidos dois grupos de beneficiários:
- Quem não realizou em março/abril de 2020, realizará em junho de 2021;
- Quem não realizou em maio/junho de 2020, realizará em julho de 2021;
- Quem não realizou em julho/agosto de 2020, realizará em agosto de 2021;
- Quem não realizou em setembro/outubro de 2020, realizará em setembro de 2021;
- Quem não realizou em novembro/dezembro de 2020, realizará em outubro de 2021;
- Quem não realizou em janeiro/fevereiro de 2021, realizará em novembro de 2021;
- Quem não realizou em março/abril/ maio de 2021, realizará em dezembro de 2021.