Não fez prova de vida do INSS? Veja prazo para manter salário em junho

A partir deste mês, o Instituto Nacional do Seguro Social volta a cobrar a prova de vida do INSS. Com isso, os aposentados e pensionistas que ainda não fizeram a comprovação devem realizá-la antes de terem os pagamentos bloqueados.

Não fez prova de vida do INSS? Veja prazo para manter salário em junho
Não fez prova de vida do INSS? Veja prazo para manter salário em junho (Imagem: montagem/FDR)

A prova de vida do INSS está suspensa desde março do ano passado até maio de 2021. A medida visava não colocar em risco de contaminação por Covid-19 os aposentados e pensionistas.

Após mais de um ano de suspensão, a prova de vida do INSS voltou a ser exigida. Para não gerar tumulto nas instituições bancárias responsáveis pelo pagamento, o Instituto divulgou um calendário.

Além disso, o órgão informou que o primeiro grupo a ter o benefício bloqueado será os que não realizaram a comprovação antes de março de 2020. De acordo com o INSS, 160 mil segurados não realizaram a comprovação nesse período.

Também serão bloqueados os benefícios de dos aposentados e pensionistas que foram convocados a realizarem prova de vida digital e não fizeram. Após esses grupos serão os que estão com a prova vencida desde março ou abril do ano passado.

Nos meses seguintes serão convocados os demais grupos, conforme o mês que deveria ter realizado a prova. A comprovação de vida é feita anualmente e serve para evitar fraudes e pagamentos indevidos.

Os bancos são responsáveis pela convocação. Quem tiver a biometria cadastrada no banco poderá fazer a prova de vida em qualquer caixa eletrônico. Para isso, basta realizar qualquer transação bancária que já é aceita como comprovação de vida.

Calendário para a prova de vida do INSS

A prova de vida do INSS ocorrerá de forma escalonada, conforme o calendário divulgado pelo Instituto. O intuito é não causar aglomerações e evitar a propagação do Coronavírus. Sendo assim, a cada mês serão atendidos dois grupos de beneficiários:

  • Quem não realizou em março/abril de 2020, realizará em junho de 2021;
  • Quem não realizou em maio/junho de 2020, realizará em julho de 2021;
  • Quem não realizou em julho/agosto de 2020, realizará em agosto de 2021;
  • Quem não realizou em setembro/outubro de 2020, realizará em setembro de 2021;
  • Quem não realizou em novembro/dezembro de 2020, realizará em outubro de 2021;
  • Quem não realizou em janeiro/fevereiro de 2021, realizará em novembro de 2021;
  • Quem não realizou em março/abril/ maio de 2021, realizará em dezembro de 2021.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.