Prova de Vida do INSS: Como fazer no caixa eletrônico da Caixa e Banco do Brasil?

A prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória a partir desta terça-feira, 1º de junho. O procedimento solicitado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi suspenso por diversas vezes desde março do ano passado. 

Prova de Vida do INSS: Como fazer no caixa eletrônico da Caixa e Banco do Brasil?
Prova de Vida do INSS: Como fazer no caixa eletrônico da Caixa e Banco do Brasil? (Imagem: Montagem/ FDR)

Segundo dados apresentados pela autarquia, aproximadamente, 36 milhões de segurados são obrigados a realizar o procedimento anualmente.

A prova de vida do INSS, “renovação de senha” ou “fé de vida”, denominações pelas quais também é conhecida, trata-se de uma medida obrigatória a todos os segurados do INSS que desejam assegurar a permanência dos benefícios obtidos. 

A prova de vida do INSS tem entre os principais objetivos evitar fraudes e pagamentos indevidos. Na oportunidade, o Governo Federal declarou que a atualização dos cadastros acontecerá gradativamente, para evitar aglomerações nas agências bancárias ao desbloquear o benefício. 

A princípio, a prova de vida do INSS deve ser realizada presencialmente junto à instituição financeira pagadora do benefício previdenciário. Na situação de segurado incapaz de se locomover até a agência bancária, existem algumas alternativas. Como a elaboração de uma procuração autorizando a execução do procedimento por terceiros, ou o agendamento de uma visita dos servidores do INSS a domicílio. 

Ao todo, 11 milhões de brasileiros deverão fazer a prova de vida do INSS. Ressaltando que, mesmo que o procedimento estivesse suspenso durante os primeiros meses deste ano, 10,5 milhões de segurados já o fizeram desde março de 2020. Ou seja, o saldo que resta para o recadastramento é de um terço do total indicado. 

Calendário da prova de vida do INSS

Vencimento da prova de vida Novo prazo
Março e Abril de 2020 Junho de 2021
Maio e Junho de 2020 Julho de 2021
Julho e Agosto de 2020 Agosto de 2021
Setembro e Outubro de 2020 Setembro de 2021
Novembro e Dezembro de 2020 Outubro de 2021
Janeiro e Fevereiro de 2021 Novembro de 2021
Março e Abril de 2021 Dezembro de 2021

Prova de vida no caixa eletrônico

Visando promover ainda mais facilidade e agilidade aos segurados que têm se dirigido às agências bancárias para realizar a prova de vida do INSS presencialmente.

Algumas instituições liberaram o procedimento através dos terminais de autoatendimento, ou seja, caixas eletrônicos. Veja como funciona nos principais bancos!

Caixa Econômica Federal (CEF)

Os clientes da Caixa Econômica que possuem identificação biométrica podem realizar a prova de vida do INSS pelos terminais de autoatendimento. Para isso, basta que realizem qualquer transação nos caixas eletrônicos, como saques, utilizando a biometrica. 

Esta ação será automaticamente caracterizada como prova de vida, garantindo os próximos pagamentos do benefício previdenciário em questão. Vale mencionar que a Caixa não oferta este serviço pelo celular.

Banco do Brasil (BB)

Enquanto isso, os clientes do Banco do Brasil devem realizar a prova de vida do INSS pelo aplicativo da instituição. O procedimento está disponível desde o dia 5 de março. O banco  também tem se esforçado para promover outros formatos aos clientes que recebem os benefícios previdenciários com cartão magnético. 

Para realizar o procedimento por celular, basta acessar o aplicativo e selecionar o campo “Serviços”, seguido de “INSS”. Nesta página o usuário ainda encontrará outro botão, o da “Prova de vida do INSS”. Ao clicar nele, será solicitado uma foto frente e verso da identidade. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.