INSS Digital: O que pode ser feito online, além da perícia médica e prova de vida?

Pontos-chave
  • INSS reforça a digitalização de seus serviços;
  • Prova de vida passa a ser feita por aplicativo;
  • Reabertura das unidades varia de acordo com região.

Previdência social federal reforça a digitalização de seus serviços. Diante da pandemia do novo coronavírus, o INSS vem readaptando sua forma de atendimento para manter a segurança de seus beneficiários. Desse modo, o Meu INSS digital, aplicativo do órgão, passou a ganhar uma série de novas atribuições.

INSS Digital: O que pode ser feito online, além da perícia médica e prova de vida? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
INSS Digital: O que pode ser feito online, além da perícia médica e prova de vida? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Enquanto o país vive uma das maiores crises sanitárias de sua história, a população passa a se adaptar a digitalização dos serviços públicos.

Com os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, o INSS passou a operar com ainda mais foco nas plataformas digitais, reformulando seu site e aplicativo.

Meu INSS Digital

Atualmente o cidadão que deseja resolver suas pendências previdenciárias pela internet conta com duas ferramentas. Acontece que o Meu INSS está disponível não somente na versão web, ou seja, página de internet, como também em aplicativo.

Em ambas as plataformas é possível realizar os mesmos serviços, que vão muito além do agendamento para visitação nas unidades presenciais.

Agora, o cidadão consegue até mesmo realizar sua perícia médica, solicitar e acompanhar seus salários, dar entrada nos procedimentos de revisão e muito mais.

Serviços digitais no site e app

  • Aposentadoria por idade
  • Aposentadoria por tempo de contribuição
  • Pensão por Morte rural e urbana
  • BPC/Loas
  • Certidão de Tempo de Contribuição
  • Atualização de dados cadastrais do beneficiário
  • Seguro Defeso do Pescador Artesanal
  • Salário maternidade
  • Carta de Concessão de Benefício
  • Solicitação de auxílio doença
  • Prorrogação de auxílio doença
  • Agendamento de Perícia Médica
  • Extrato de Imposto de renda
  • Cálculo de contribuições em atraso
  • Acordos Internacionais
  • Excluir desconto de mensalidade associativa do benefício
  • Revisão
  • Recurso
  • Cópia de processo
  • Resultado de perícia médica
  • Bloqueio do benefício para empréstimo consignado
  • Acordos Internacionais

Faça seu cadastro no Meu INSS

Para poder acessar o sistema online é simples. Primeiro, selecione o dispositivo que deseja estar logado. Na versão aplicativo, por exemplo, basta digitar MEU INSS na loja de ferramentas do seu celular e instalar.

Depois, basta se conectar ao site acesso.gov.br e inicie seu processo de cadastramento. Nessa etapa será preciso preencher todo o formulário fornecendo seus dados de identificação pessoal. Nome completo, data de nascimento, número do CPF, entre outras informações serão solicitadas.

Na sequência formalize sua senha de acesso. Ela pode ser obtida não só no site e app, como também nos sites dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Sicredi. E diretamente nas agências de atendimento do INSS.

Com o cadastro feito, o contribuinte pode digitar seu registro e fazer login para uso imediato dos serviços. Ao todo, são mais de 90 procedimentos disponíveis em tempo integral.

INSS Digital: O que pode ser feito online, além da perícia médica e prova de vida? (Imagem: FDR)
INSS Digital: O que pode ser feito online, além da perícia médica e prova de vida? (Imagem: FDR)

Prova de vida digital

Entre as atividades que estão recém chegadas na plataforma é a realização da prova de vida digital. Inicialmente o segurado precisava ir presencialmente até uma agencia bancária para fazer sua renovação.

Porém, com a chegada da pandemia o órgão passou a testar um projeto piloto onde o registro é feito através do processo de reconhecimento facial. Até o momento sua utilização está disponível apenas para alguns grupos, convocados pelo órgão através de uma mensagem de SMS.

Para fazer a prova de vida virtual, basta acessar a conta pessoal no Meu INSS e selecionar a função ‘prova de vida’. Na tela, serão exibidas guias orientando o usuário sobre as fotografias que devem ser feitas diretamente da câmera de seu celular.

Feito isso, basta anexar um documento oficial com foto e aguardar a validação do processo. É importante que o titular salve seu comprovante em caso de erros no sistema.

Atendimento presencial

No que diz respeito ao funcionamento presencial nas unidades do INSS, a população deve ficar atenta aos decretos de seus municípios. Há regiões em que o órgão está operando fisicamente, porém nos locais com maior índice de contaminação as portas permanecem fechadas.

Para saber se há uma agência próxima de sua residência disponível, basta consultar no app os endereços. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.