Começa a obrigatoriedade da prova de vida do INSS; saiba quem precisa fazer

Benefícios do INSS voltarão a ser suspensos por falta de atualização documental. A partir deste mês de junho, os segurados da previdência social que não realizarem a prova de vida terão seus salários cortados. O procedimento, suspenso pela pandemia, voltou a ser feito presencialmente nas agências bancarias.

Começa a obrigatoriedade da prova de vida do INSS; saiba quem precisa fazer (Imagem: Reprodução Agência Brasil)
Começa a obrigatoriedade da prova de vida do INSS; saiba quem precisa fazer (Imagem: Reprodução Agência Brasil)

A realização da prova de vida é uma das exigências do INSS para poder manter o salário de seus segurados. No entanto, com a chegada da covid-19 a atividade ficou temporariamente suspensa para evitar os riscos de contaminação. Agora, a partir de junho foi iniciada sua retomada de forma retroativa.

Quem deverá fazer a prova de vida?

A atualização cadastral é obrigatória para todos os aposentados e pensionistas que não conseguiram renovar seus dados em 2020. Ou seja, se você não fez a prova de vida no ano passado, ela é obrigatória neste atual calendário.

É importante ressaltar que sua realização deve ser feita para todos os tipos de aposentadoria, pensões e demais benefícios que concedam salários fixos mensalmente pelo INSS.

Em caso de vinculados em abonos temporários como o auxílio doença ou auxílio maternidade, por exemplo, não há obrigatoriedade.

Calendário da prova de vida

Tendo em vista o atraso na fila de atualização, o atual calendário do INSS se difere dos tradicionais. Normalmente a prova de vida é feita anualmente durante o mês de aniversário do cidadão.

Porém, neste ano o chamado vem sendo realizado com base no mês em que o benefício ficou atrasado, havendo um período de até 30 dias para se regularizar. Confira:

Vencimento da prova de vida Novo prazo
Março e Abril de 2020 Junho de 2021
Maio e Junho de 2020 Julho de 2021
Julho e Agosto de 2020 Agosto de 2021
Setembro e Outubro de 2020 Setembro de 2021
Novembro e Dezembro de 2020 Outubro de 2021
Janeiro e Fevereiro de 2021 Novembro de 2021
Março e Abril de 2021 Dezembro de 2021

Como fazer a prova de vida?

A renovação deve ser feita presencialmente em uma agência bancária. Para isso, basta apresentar um documento oficial com foto e comprovar e atualizar os dados informados no registro do INSS.

Além disso, há ainda um grupo de segurados que estão fazendo o procedimento online, participando do projeto piloto da prova de vida digital. Nesse caso, a liberação ocorre apenas para quem recebeu o convite por SMS, sendo possível testar o serviço de reconhecimento facial do órgão. Para mais detalhes clique aqui.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.