O que acontece com quem não fizer a prova de vida do INSS em 2021?

Prazo para envio da prova de vida pelo INSS é retomado. A partir do mês de junho, os aposentados e pensionistas devem ficar atentos a atualização de seus cadastros. Suspenso devido a pandemia do novo coronavírus, o procedimento será retomado e por resultar no cancelamento dos benefícios previdenciários.

O que acontece com quem não fizer a prova de vida do INSS em 2021? (Imagem: Reprodução / Pixabay)
O que acontece com quem não fizer a prova de vida do INSS em 2021? (Imagem: Reprodução / Pixabay)

A prova de vida do INSS voltou e há muitos em dúvidas sobre o que seria e como funciona. Para quem é novo segurado da previdência, a atividade nada mais é do que uma renovação anual dos cadastros para assim garantir a concessão dos salários.

Quem deve fazer a prova de vida?

Ela é obrigatória para todo o segurado do INSS que receba salários mensais pelo órgão. Isso significa dizer que todos os tipos de aposentadoria, pensão, auxílio doença, BPC e demais abonos devem ter os cadastros renovados.

Não fiz a prova de vida, e agora?

Aguarde. A suspensão do salário só será realizada para quem estava em atraso anteriormente a março de 2020, período de chegada da pandemia do novo coronavírus. Se você entrou nessa época e não fez a sua renovação, fique tranquilo pois seu benefício ainda está garantido.

Já no caso daqueles que não apresentaram seus documentos oficiais antes mesmo da covid-19, é preciso entrar com recurso no INSS para renovar o cadastro e liberar o benefício.

De modo geral, a prova de vida funciona como uma certificação de que o cidadão contemplado permanece apto para receber seu salário.

Como fazer a prova de vida?

A duas formas de realizar o procedimento. A primeira delas é online. Nesse caso apenas quem recebeu um convite do INSS via SMS pode utilizar o Meu INSS para fazer a atualização. Basta estar cadastrado na plataforma e seguir o manual exibido na tela para realizar o processo de reconhecimento facial.

Já a prova de vida presencial deve ser feita em qualquer agencia bancária. Basta o cidadão comparecer dentro do prazo estipulado abaixo e apresentar um documento oficial com foto.

A atendente fará algumas perguntas para verificação de dados como endereço e meios de contato e depois o registro será efetuado.

Calendário para a prova de vida do INSS 2021

  • Quem não realizou em março/abril de 2020, realizará em junho de 2021;
  • Quem não realizou em maio/junho de 2020, realizará em julho de 2021;
  • Quem não realizou em julho/agosto de 2020, realizará em agosto de 2021;
  • Quem não realizou em setembro/outubro de 2020, realizará em setembro de 2021;
  • Quem não realizou em novembro/dezembro de 2020, realizará em outubro de 2021;
  • Quem não realizou em janeiro/fevereiro de 2021, realizará em novembro de 2021;
  • Quem não realizou em março/abril/ maio de 2021, realizará em dezembro de 2021.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

O que acontece com quem não fizer a prova de vida do INSS em 2021?

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA