Prova de vida do INSS: Calendário, processo online e como evitar golpes

Pontos-chave
  • A prova de vida do INSS voltará a ser solicitada a partir do mês de junho;
  • A comprovação está suspensa desde março de 2020, devido à pandemia de Covid-19;
  • O INSS informou que a partir de junho serão efetuados os bloqueios dos benefícios dos segurados que não fizeram a prova de vida.

A prova de vida do INSS voltará a ser solicitada a partir do mês de junho. A comprovação está suspensa desde março de 2020, devido à pandemia de Covid-19. Diante disso, o Instituto divulgou o calendário da prova de vida e pretende reativar a comprovação online.

Prova de vida do INSS: Calendário, processo online e como evitar golpes
Prova de vida do INSS: Calendário, processo online e como evitar golpes (Imagem: montagem/FDR)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que a partir de junho serão efetuados os bloqueios dos benefícios dos segurados que não fizeram a prova de vida do INSS. A medida vale para os aposentados e pensionistas do INSS que foram convocados desde março de 2020.

O INSS informou que o primeiro grupo a ter o benefício bloqueado será os que não realizaram a comprovação antes de março de 2020. Segundo os dados, esse grupo é composto por 160 mil segurados.

Além desses, também serão bloqueados os benefícios dos segurados que foram convocados a realizarem prova de vida digital e não fizeram. Após esses dois grupos, será a vez dos que estão com a prova de vida vencida desde março ou abril do ano passado.

Após diversas prorrogações, a prova de vida do INSS voltará a ser cobrado a partir de junho. Diante disso, quem ainda não efetuou a comprovação deve observar o calendário disponibilizado pelo Instituto.

Calendário para a prova de vida do INSS

O Instituto elaborou um calendário escalonado para a realização da prova de vida do INSS, com o intuito de não causar aglomerações. Dessa maneira, a cada mês serão atendidos dois grupos de beneficiários:

  • Quem não realizou em março/abril de 2020, realizará em junho de 2021;
  • Quem não realizou em maio/junho de 2020, realizará em julho de 2021;
  • Quem não realizou em julho/agosto de 2020, realizará em agosto de 2021;
  • Quem não realizou em setembro/outubro de 2020, realizará em setembro de 2021;
  • Quem não realizou em novembro/dezembro de 2020, realizará em outubro de 2021;
  • Quem não realizou em janeiro/fevereiro de 2021, realizará em novembro de 2021;
  • Quem não realizou em março/abril/ maio de 2021, realizará em dezembro de 2021.

Prova de vida do INSS

A comprovação é feita todos os anos e tem como intuito evitar fraudes e pagamentos indevidos. Dessa maneira, as instituições bancárias responsáveis pelo pagamento marcam a data da prova de vida do INSS.

Prova de vida do INSS: Calendário, processo online e como evitar golpes
Prova de vida do INSS: Calendário, processo online e como evitar golpes (Imagem: divulgação/Governo Federal)

Alguns bancos agendam a comprovação no mês de aniversário dos segurados ou do benefício. Os aposentados e pensionistas que não realizam a prova têm o benefício bloqueado ou cancelado, após algum tempo.

O Instituto informou que aqueles que tiverem o benefício bloqueado poderão desbloquear os pagamentos por reconhecimento facial, por meio do aplicativo Meu Gov.br. Além disso, quem tiver a biometria cadastrada no banco poderão fazer a prova de vida em qualquer caixa eletrônico.

Para isso, basta realizar qualquer transação bancária que já é aceita como comprovação de vida. Caso não possua a biometria cadastrada deve comparecer à instituição financeira para comprovar a vida, portando de CPF e um documento oficial com foto.

Prova de vida do INSS digital

Em 2020, o INSS convocou alguns beneficiários para realizar a prova de vida Digital. Esse foi desenvolvido para agilizar processo de comprovação e dar mais segurança aos segurados. Porém, está em fase de teste e, por esse motivo, apenas alguns cidadãos foram convocados.

Diante disso, foram convocados 5,3 milhões de segurados no mês de fevereiro do ano passado. A prova de vida digital foi feita por meio do aplicativo Meu gov.br. Mesmo sendo um teste, aqueles que realizaram tiveram a comprovação efetuada e válida.

Os segurados selecionados precisavam possuir o reconhecimento facial cadastrado no banco de dados do Denatran ou do Tribunal Superior Eleitoral. A ideia é que essa ferramenta seja utilizada de forma definitiva nos próximos anos.

Golpe da prova de vida do INSS digital

Os criminosos estão aproveitando o retorno da prova de vida para aplicar golpes nos aposentados e pensionistas do INSS. Os bandidos solicitam a comprovação de vida pelo WhatsApp, seja por mensagem ou ligação, por meio do envio de imagem de algum documento oficial com foto.

Diante disso, O Instituto Nacional do Seguro Social informa que não entra em contato com os segurados por telefone, SMS ou por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. Caso ocorra algum contato a recomendação é nunca enviar ou informar o número de documentos, senhas ou outros dados sigilosos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.