Cuidado! Novo golpe usa prova de vida online do INSS para fazer vítimas

A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social vai retornar no próximo mês. Com isso, o órgão está fazendo um teste com alguns segurados, por meio da prova de vida online. Diante disso, criminosos estão aproveitando a notícia para aplicar golpes nos aposentados e pensionistas do INSS.

Cuidado! Novo golpe usa prova de vida online do INSS para fazer vítimas
Cuidado! Novo golpe usa prova de vida online do INSS para fazer vítimas (Imagem: divulgação/Governo Federal)

A prova de vida online está sendo usada como teste pelo INSS desde o ano passado. Os segurados selecionados possuem o reconhecimento facial cadastrado no banco de dados do Denatran ou do Tribunal Superior Eleitoral.

A convocação para a prova de vida online aconteceu no ano passado, por meio do aplicativo Meu INSS. Diante disso, o Instituto alerta que nunca entra em contato com os segurados por telefone, SMS nem aplicativos de mensagem como o WhatsApp.

O problema é que os criminosos estão aproveitando essa desinformação para aplicar o golpe da prova de vida online. Os bandidos solicitam a comprovação de vida pelo WhatsApp, seja por mensagem ou ligação.

Diante disso, pede o envio de uma imagem de algum documento oficial com foto. Com esses dados, os golpistas conseguem efetuar diversos crimes. O INSS alerta que, mesmo quando há necessidade de entrar em contato com os aposentados e pensionistas por ligação nunca é solicitado nenhum dado.

Por esse motivo, caso receba uma mensagem ou ligação, seja pelo WhatsApp ou outro aplicativo de mensagem, nunca envie ou informe número de documentos, senhas ou outros dados sigilosos.

Os especialistas em segurança digital afirmam que a forma mais eficaz de se proteger de um golpe é não passar informações pessoais, mesmo que seja para algum número conhecido. Eles afirmam que pode haver clonagem do número do celular ou do aplicativo.

Além disso, em caso de recebimento de ligação de um estranho pedindo algum tipo de informação a recomendação dos especialistas é desligar imediatamente o telefone. Outra forma é não atender números desconhecidos e bloqueá-los.

É importante salientar que a prova de vida online do INSS só ocorre por meio do aplicativo Meu gov.br, após convocação do Instituto. Na plataforma é solicitada uma selfie no local especificado. Dessa maneira, em nenhuma hipótese será feita pelo WhatsApp, ligação ou SMS.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.