INSS cria calendário para prova de vida; saiba como fazer online

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou um novo calendário para prova de vida online. O bloqueio do pagamento dos beneficiários que não realizaram o teste começará a partir do próximo mês.

INSS cria calendário para prova de vida; saiba como fazer online
INSS cria calendário para prova de vida; saiba como fazer online (Imagem: divulgação/Governo Federal)

A prova de vida será retomada no mês de junho. Com isso, os pagamentos poderão ser bloqueados ou suspensos por falta da comprovação de vida.

A medida vale para os aposentados e pensionistas do INSS que foram convocados desde março de 2020.

A prova é realizada todos os anos e garante o pagamento dos beneficiários, evitando pagamentos indevidos e fraudes. Porém, devido à pandemia de Covid-19, a comprovação foi suspensa desde março do ano passado.

Após diversas prorrogações, a prova de vida do INSS voltará a ser cobrado a partir de junho. Diante disso, quem ainda não efetuou a comprovação deve observar o calendário disponibilizado pelo Instituto.

A ideia é que o retorno da prova do INSS não cause aglomerações. Dessa maneira, o atendimento acontecerá de forma escalonada. É importante lembrar que a maior parte dos beneficiários do Instituto faz parte do grupo de risco.

Isso ocorre porque é formado por idosos e pessoas com comorbidades. Pensando nisso, e tendo como foco não propagar o vírus, foi disponibilizado o calendário para prova de vida. O primeiro grupo a ter o benefício bloqueado serão os que não realizaram a comprovação antes de março de 2020.

De acordo com o INSS esse grupo é composto por 160 mil segurados. Durante esse período também será exigido à prova de vida dos beneficiários que foram convocados para a prova de vida digital e não o realizaram.

Após esses dois grupos, será a vez dos que estão com a prova de vida vencida desde março ou abril do ano passado. O Instituto informa que esses três grupos podem fazer o desbloqueio dos pagamentos por reconhecimento facial, por meio do aplicativo Meu Gov.br.

Além disso, aqueles que tiverem a biometria cadastrada nas instituições financeiras poderão fazer a prova de vida em qualquer caixa eletrônico. Para isso, basta realizar qualquer transação bancária que já é aceita como comprovação de vida.

Porém, aqueles que não possuem a biometria cadastrada devem comparecer à agência bancária para comprovar a vida. Para isso, além da presença, é necessário apresentar o CPF e um documento oficial com foto.

Calendário prova de vida do INSS

Mês em que a prova de vida venceu Novo prazo para a prova de vida
março e abril de 2020 junho de 2021
maio e junho de 2020 julho de 2021
julho e agosto de 2020 Agosto de 2021
setembro e outubro de 2020 Setembro de 2021
novembro e dezembro de 2020 Outubro de 2021
janeiro e fevereiro de 2021 Novembro de 2021
março e abril de 2021 Dezembro de 2021

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.