INSS convoca segurados para prova de vida online; saiba se foi incluso

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convocou 5,3 milhões de segurados para realizar a prova de vida online, através do celular. Os beneficiários convocados que não realizarem a comprovação não terão o pagamento bloqueado.

INSS convoca segurados para prova de vida online; saiba se foi incluso
INSS convoca segurados para prova de vida online; saiba se foi incluso (Imagem: Reprodução/Google)

A prova de vida online foi lançada em 2020, devido à pandemia de Covid-19 e as restrições sociais, principalmente para os idosos e pessoas do grupo de risco. Dessa maneira, essa foi uma ferramenta usada, como projeto piloto, para efetuar a comprovação de vida.

Devido à continuidade da pandemia, o INSS decidiu retomar e ampliar a ferramenta este ano. Desde ontem, terça-feira (23), o Instituto está convocando aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios para realizar a prova através do aplicativo Meu gov.br.

Porém, mesmo com a retomada da prova de vida online, a ferramenta digital ainda se trata de um projeto-piloto. Com isso, apenas os 5,3 milhões de segurados convocados irão realizar a comprovação por meio remoto.

A convocação desses mais de cinco mil beneficiários está sendo feita por SMS e e-mail. Além disso, os segurados podem conferir no aplicativo Meu INSS se recebeu uma mensagem de convocação para a realização do procedimento.

Apenas os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios que estão com a prova de vida pendente poderão ser escolhidos para participar do projeto-piloto. A ferramenta utiliza a biometria facial e, portanto, o Instituto está usando a base de dados do Denatran e do TSE.

Sendo assim, apenas os aposentados e pensionistas do INSS que possuem carteira de motorista ou título de leitor poderão ser selecionados. É importante destacar que os segurados que não realizarem a prova de vida não terão o benefício bloqueado.

Durante os meses de março e abril não serão realizados bloqueios dos pagamentos do INSS por falta da prova de vida. Sendo assim, a obrigatoriedade anual volta a ser cobrada a partir do mês de maio deste ano.

A decisão do Instituto veio devido à continuidade de casos da Covid-19 e, por se tratarem do grupo de risco, esses beneficiários continuam dispensados da prova de vida, a fim de evitar aglomerações e possíveis contagiosos durante o teste.

Porém, mesmo sem a obrigatoriedade, o recadastramento anual dos segurados do INSS continua sendo realizado nas redes bancárias, como afirmou o secretário especial de Trabalho e Previdência Social, Bruno Bianco.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.