Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória para dois grupos em junho; veja!

Segurados do INSS devem obrigatoriamente voltar a atualizar seus cadastros. Nas últimas semanas, a previdência social federal vem reforçando seus informes sobre o retorno da prova de vida. O procedimento foi suspenso devido ao novo coronavírus, mas voltou a funcionar já com prazo final para dois grupos no mês de junho.

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória para dois grupos em junho; veja! (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)
Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória para dois grupos em junho; veja! (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)

Se você recebe algum benefício do INSS e não atualizou seu cadastro anual, fique atento. Após meses parada, a prova de vida voltou a ser de caráter obrigatório para 36 milhões de pessoas. Podendo implicar na suspensão dos pagamentos para quem estiver sem a renovação em dia.

Inicialmente, apenas quem teve o cadastrado vencido entre março e abril de 2020 é que deve fazer a atualização até 30 de junho deste ano. Para esse grupo o procedimento deve ser feito presencialmente em qualquer agencia bancária, sendo necessário apenas apresentar um documento oficial com foto.

Na sequência, em julho, será a vez de atualização dos cadastros vencidos entre maio e junho de 2020.

É importante ressaltar que a data de convocação para a prova de vida 2021 não está levando em consideração o mês de aniversário, como tradicionalmente costuma ser, mas sim o período em que o cidadão teve seu registro vencido.

Calendário prova de vida do INSS

Mês em que a prova de vida venceu Novo prazo para a prova de vida
março e abril de 2020 junho de 2021
maio e junho de 2020 julho de 2021
julho e agosto de 2020 Agosto de 2021
setembro e outubro de 2020 Setembro de 2021
novembro e dezembro de 2020 Outubro de 2021
janeiro e fevereiro de 2021 Novembro de 2021
março e abril de 2021 Dezembro de 2021

Prova de vida digital

Para quem foi convocado via SMS para realizar a prova de vida digital, as datas acima também são válidas. Nesse caso, o cidadão deve se conectar ao link enviado para seu celular, instalar o aplicativo do Meu INSS e do Gov.Br e fazer o cadastramento.

Preenchido o formulário de identificação pessoal em ambas as plataformas, basta, no Meu INSS, selecionar a função prova de vida e dar início ao processo de reconhecimento facial.

O usuário deve tirar várias fotos seguindo as orientações do aplicativo e anexar ainda seu documento oficial com uma imagem.

Para mais informações sobre a realização da prova de vida, clique aqui.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.