Prova de vida online do INSS tem a mesma garantia do processo presencial?

Segurados do INSS devem ficar atentos aos prazos para a renovação da prova de vida. A partir do mês de junho, será retomado o procedimento de atualização cadastral para quem recebe benefícios da previdência. No entanto, há duas formas de manter o salário na conta, fazendo a correção online ou presencialmente. Entenda a diferença.

Prova de vida online do INSS tem a mesma garantia do processo presencial? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Prova de vida online do INSS tem a mesma garantia do processo presencial? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A prova de vida do INSS nada mais é do que atualizar os dados de cadastro na previdência social federal para poder manter o recebimento do salário. Trata-se de um procedimento obrigatório que deve ser feito uma vez por ano. Porém, com a pandemia do novo coronavírus a renovação foi atrasada.

Durante meses a população ficou sem comparecer até as agências bancárias para apresentar um documento oficial com foto e validar seu benefício.

Diante disso, o INSS passou a trabalhar na construção de uma plataforma digital, fazendo a prova de vida online por meio do reconhecimento facial.

Qual a diferença da prova de vida online e presencial?

Nenhuma. Quem fizer o procedimento pela internet tem a mesma validade daqueles que realizaram presencialmente. No entanto, por ser um novo serviço online ofertado pelo INSS apenas alguns segurados conseguem ter acesso.

Ainda em seu projeto piloto o órgão vem enviando convites via SMS para que um grupo teste a prova de vida digital. Porém, uma vez realizada ela tem validade imediata. O usuário, por segurança, deve guardar o comprovante de sua atualização para apresenta-lo em caso de erros.

Já na prova de vida presencial, o procedimento é mais simples, mas exige uma maior exposição aos riscos do novo coronavírus. Nesse caso o sujeito deve ir até uma agência bancária, se direcionar nos guichês de atendimento ao idoso e informar o serviço.

Feito isso, basta aguardar ser chamado e apresentar seu documento oficial com foto para a atendente.

Alguns dados serão perguntados como endereço, meios de contato, entre outros, apenas para confirmação e assim a atividade será concluída. Aqueles que têm cartão do benefício com conta corrente e biometria cadastrada, possuem a opção de fazer a prova no caixa eletrônico.

É importante ressaltar que quem não fizer a prova de vida nas datas abaixo terá o salário suspenso.

Calendário para a prova de vida do INSS

  • Quem não realizou em março/abril de 2020, realizará em junho de 2021;
  • Quem não realizou em maio/junho de 2020, realizará em julho de 2021;
  • Quem não realizou em julho/agosto de 2020, realizará em agosto de 2021;
  • Quem não realizou em setembro/outubro de 2020, realizará em setembro de 2021;
  • Quem não realizou em novembro/dezembro de 2020, realizará em outubro de 2021;
  • Quem não realizou em janeiro/fevereiro de 2021, realizará em novembro de 2021;
  • Quem não realizou em março/abril/ maio de 2021, realizará em dezembro de 2021.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Prova de vida online do INSS tem a mesma garantia do processo presencial?

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA