Agências do INSS funcionam durante feriado de Corpus Christi?

Funcionamento das agências do INSS variam durante esta semana. Nesta quinta-feira (03), o país celebra o dia de Corpus Christi, considerado feriado nacional. A data, além de mudar a rotina dos trabalhadores, deve resultar também no fechamento das unidades da previdência social federal.

Agências do INSS funcionam durante feriado de Corpus Christi? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Agências do INSS funcionam durante feriado de Corpus Christi? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Como efeito da pandemia do novo coronavírus, o calendário de feriados nacionais também vem sendo alterado. A tradicional celebração de Corpus Christi foi antecipada em alguns locais, como no Rio de Janeiro e em São Paulo, como medida de contenção de aglomeração.

Desse modo, os cariocas e paulistanos que estiverem com agendamento marcado no INSS devem ficar despreocupados, pois as unidades do órgão estarão funcionando. No entanto, é preciso ficar atento aos horários, tendo em vista a redução de atendimentos pela pandemia.

Já em demais locais como Pernambuco, o feriado permanece no dia 03, o que significa que as agencias estarão de portas fechadas. O mesmo ocorre em estados como Belém e Brasília. Na Paraíba, no entanto, as agências do INSS estarão abertas, pois a data foi celebrada no dia 31 de março.

Em Vitória, no Espírito Santo, a previdência social federal também estará fazendo seus atendimentos. O mesmo ocorre no estado de Minas Gerais e no Piauí, onde o feriado foi adiantado.

De modo geral, para saber se o INSS da sua cidade estará aberto ou não basta acompanhar o diário oficial municipal para entender se o dia 03 será feriado. Uma vez em que houve alteração no calendário, a previdência deve manter seu funcionamento.

Agendamento segue obrigatório

É importante ressaltar, no entanto, que mesmo as cidades que estiverem com as agencias abertas o atendimento só pode ser realizado sob agendamento prévio. Para isso é preciso acessar o Meu INSS, e selecionar a guia de marcações.

Informe o serviço que deseja ser resolvido, seu endereço e selecione a agência mais perto de sua residência. Não se pode ignorar que neste momento, devido a redução nos atendimentos, a disponibilidade por dia vem sendo reduzida.

Para aqueles com horário marcado e houve um imprevisto, é possível fazer o reagendamento também no Meu INSS. Não há necessidade de justificar a alteração, sendo necessário apenas encontrar um novo dia com abertura para atendimento.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.