Agências do INSS funcionam durante feriado de Corpus Christi?

Funcionamento das agências do INSS variam durante esta semana. Nesta quinta-feira (03), o país celebra o dia de Corpus Christi, considerado feriado nacional. A data, além de mudar a rotina dos trabalhadores, deve resultar também no fechamento das unidades da previdência social federal.

Agências do INSS funcionam durante feriado de Corpus Christi? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Agências do INSS funcionam durante feriado de Corpus Christi? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Como efeito da pandemia do novo coronavírus, o calendário de feriados nacionais também vem sendo alterado. A tradicional celebração de Corpus Christi foi antecipada em alguns locais, como no Rio de Janeiro e em São Paulo, como medida de contenção de aglomeração.

Desse modo, os cariocas e paulistanos que estiverem com agendamento marcado no INSS devem ficar despreocupados, pois as unidades do órgão estarão funcionando. No entanto, é preciso ficar atento aos horários, tendo em vista a redução de atendimentos pela pandemia.

Já em demais locais como Pernambuco, o feriado permanece no dia 03, o que significa que as agencias estarão de portas fechadas. O mesmo ocorre em estados como Belém e Brasília. Na Paraíba, no entanto, as agências do INSS estarão abertas, pois a data foi celebrada no dia 31 de março.

Em Vitória, no Espírito Santo, a previdência social federal também estará fazendo seus atendimentos. O mesmo ocorre no estado de Minas Gerais e no Piauí, onde o feriado foi adiantado.

De modo geral, para saber se o INSS da sua cidade estará aberto ou não basta acompanhar o diário oficial municipal para entender se o dia 03 será feriado. Uma vez em que houve alteração no calendário, a previdência deve manter seu funcionamento.

Agendamento segue obrigatório

É importante ressaltar, no entanto, que mesmo as cidades que estiverem com as agencias abertas o atendimento só pode ser realizado sob agendamento prévio. Para isso é preciso acessar o Meu INSS, e selecionar a guia de marcações.

Informe o serviço que deseja ser resolvido, seu endereço e selecione a agência mais perto de sua residência. Não se pode ignorar que neste momento, devido a redução nos atendimentos, a disponibilidade por dia vem sendo reduzida.

Para aqueles com horário marcado e houve um imprevisto, é possível fazer o reagendamento também no Meu INSS. Não há necessidade de justificar a alteração, sendo necessário apenas encontrar um novo dia com abertura para atendimento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.