INSS Digital: Conheça TODOS os serviços disponíveis no portal online

 

PONTOS CHAVES

  • O INSS teve que fechar as suas agências por conta da pandemia
  • A maior parte dos seus serviços está sendo oferecido no aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135
  • Agora, os beneficiários podem enviar até o seu atestado médico pelo aplicativo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), disponibilizou diversos serviços em seu portal online neste período de isolamento social, por conta da pandemia causada pelo coronavírus. 

INSS Digital: Conheça TODOS os serviços disponíveis no portal online
INSS Digital: Conheça TODOS os serviços disponíveis no portal online (Foto: FDR)

Os segurados podem utilizar o Meu INSS para ter acesso aos serviços, já que nele está disponível 90 dos 96 serviços realizados pela Previdência Social.

Meu INSS

Caso o segurado tenha alguma dúvida de como acessar o Meu INSS (site e aplicativo), ou solicitar serviços e benefícios, basta acessar https://www.inss.gov.br/meu-inss/

O aplicativo foi criado para proporcionar mais facilidade para o cidadão nos benefícios previdenciários ou assistenciais. Pode ser acessado pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e iOS). Por lá, estão disponíveis mais de 90 serviços oferecidos pelo órgão.

O contribuinte pode acessar as informações completas sobre a sua vida como trabalhador, para isso basta acessar a opção Extrato Previdenciário (CNIS). 

Desde o mês de maio, a forma de se cadastrar e obter a senha para acessar o Meu INSS também mudou. Agora, todo cidadão precisa criar seu login no portal Gov.br que é um sistema unificado com todos os serviços do governo federal. Este login é feito direto no site. 

Não tem acesso?

INSS Digital: Conheça TODOS os serviços disponíveis no portal online
INSS Digital: Conheça TODOS os serviços disponíveis no portal online (Foto: Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress)

Caso o usuário ainda não seja cadastrado no Meu INSS, é preciso acessar o site acesso.gov.br e se inscrever. 

Essa mudança faz parte da ação do Governo para unificar os logins, portais e sites institucionais a fim de facilitar a vida do cidadão que busca os serviços públicos na internet.

A senha inicial do Meu INSS também pode ser obtida pelos sites dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Sicredi. E diretamente nas agências de atendimento do INSS.

Caso o contribuinte ainda tenha dúvidas o beneficiário pode ligar no telefone 135, e tirar todas elas.

Serviços disponíveis no Meu INSS

  • Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
  • Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano
  • Acesso ao CNIS (Extrato Previdenciário)
  • Acesso ao extrato de empréstimo consignado
  • Acesso ao extrato de imposto de renda
  • Acesso à carta de concessão do benefício
  • Agendamento e resultado de perícia médica
  • Consulta à revisão do benefício
  • Pedido de recurso de benefício por incapacidade
  • Pedido de cessação de benefício por óbito
  • Cadastro ou renovação de representante legal
  • Atualização de dados cadastrais do beneficiário
  • Solicitação de exclusão de empréstimo consignado
  • Cadastro de pensão alimentícia
  • Cálculo de contribuição em atraso,emissão e ou cálculo de GPS
  • Atualização de dados cadastrais

Por conta da pandemia também é possível enviar o seu laudo para a perícia médica por meio do aplicativo.

Telefone

Os serviços que não estiverem disponíveis de forma presencial neste primeiro momento continuam pelos canais na internet pelo Meu INSS (gov.br/meuinss, site e aplicativo) ou pelo telefone 135. 

Por telefone, o segurado pode ter atendimento de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, a ligação é gratuita se feita de telefone fixo e de celular será cobrado o preço de uma ligação local.

Agências

As agências do INSS estão fechadas desde março e estão previstas para abrirem suas portas no dia 13 de julho. Nessa reabertura será retomado cerca de 80% do atendimento.

Nesta primeira fase, de reabertura gradual, serão priorizados os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

Com o retorno destes serviços a ideia é acelerar os processos, uma vez que precisam essencialmente do atendimento presencial.

Na volta, o atendimento será agendado, as pessoas sem agendamento não serão atendidas nas agências para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde. Já que a maioria dos atendidos pelo órgão são idosos que estão no grupo de risco do coronavírus.

Segundo informações de fontes do Instituto, essa retomada será de 60% das agências e todas as cidades grandes voltarão a ter atendimento. Os funcionários que são do grupo de risco vão continuar trabalhando de forma remota em casa.

Em áreas remotas da Amazônia, onde as comunidades ribeirinhas dependem de atendimento por meio de barco, o INSS já retomou os atendimentos físicos há duas semanas, tomando todos os cuidados preventivos como o uso de máscaras e álcool em gel para os funcionários.

Como agendar o atendimento presencial no INSS?

Os serviços devem ser  agendados pelo Meu INSS. Na opção “Agendamento/Requerimentos”. Basta escolher a unidade que pretende visitar e escolher o horário mais viável. 

Vale lembrar que o cidadão não pode ir acompanhado nas agências, evitando mais aglomerações.

Jheniffer FreitasJheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.