Prova de vida INSS sem aglomerações: Passo a passo para fazer online

 INSS mantém o funcionamento da prova de vida virtual após retomada das agências. Na última semana, a realização da atualização cadastral da previdência passou a ser obrigatória para os aposentados e pensionistas. Inicialmente suspenso pela pandemia do novo coronavírus, o procedimento pode ser feito pela internet. Confira.

Prova de vida INSS sem aglomerações: Passo a passo para fazer online (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Prova de vida INSS sem aglomerações: Passo a passo para fazer online (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A prova de vida do INSS nada mais é do que uma obrigatoriedade imposta pelo órgão para que a população beneficiária atualize seus cadastros no sistema previdenciário. Por meio dela é possível controlar o número de fraudes e concessão indevida de abonos para aqueles que estão falecidos ou fora das regras determinadas.

Como registrar minha prova de vida?

Para poder fazer a prova de vida o cidadão deve comparecer até uma agencia bancária de sua escolha e apresentar seu documento oficial com foto. O procedimento é simples e consiste apenas na exibição de seus registros e confirmação dos dados presentes em seu cadastro.

Estando tudo certo, o atendente bancário envia a validação de sua atualização para o INSS.

No entanto, ainda vivendo a pandemia do novo coronavírus que já matou mais de 470 mil pessoas no Brasil, foi preciso propor uma alternativa que minimizassem os riscos de exposição ao vírus. Diante dessa demanda o INSS criou a prova de vida digital

Como fazer a prova de vida do INSS pela internet?

Para poder realizar sua renovação cadastral sem fazer de casa é preciso, primeiro, instalar os aplicativos  Meu INSS” e “Meu gov.br”, que  estão disponíveis para Android e iOS.

Preencha o formulário que lhe será apresentado, solicitando seus dados de identificação pessoal. Na sequência, confirme os registros e aguarde o encaminhamento para a próxima tela.

O app passará a exibir um passo a passo para que você realize os registros faciais através da câmera de seu próprio celular. Basta aponta-la para seu rosto e seguir as recomendações apresentadas.

Após fazer todas as fotos, tenha em mãos ainda a sua CNH ou título de eleitor para informar a data de emissão do respectivo documento que decidir usar no ato da comprovação da identidade.

Feito isso, confirme a operação e aguarde o envio de seu comprovante de validação. Em caso de dúvidas, confira nosso tutorial em vídeo.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.