O Governo de Pernambuco anunciou uma nova flexibilização para comércio de rua e shoppings para o fim de semana do Dia das Mães. Com isso, os estabelecimentos terão ampliação no horário de funcionamento.
A flexibilização para o fim de semana do Dia das Mães foi anunciado pelo Governo de Pernambuco, após conversa com líderes econômicos. A ampliação do horário visa reduzir o fluxo intenso e pessoas durante esses dias.
Com isso, o comércio de rua e shoppings poderá funcionar das 8h às 20h na sexta-feira (07) e sábado (8). No domingo (9), Dia das Mães, o funcionamento dos estabelecimentos serão permitidos das 8h às 18h.
Além da determinação do horário, o Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19, também determina que a capacidade de clientes seja limitada.
Dessa maneira, será permitido um cliente a cada 10 metros quadrados em áreas de circulação. Nas áreas internas das lojas, será permitido um cliente a cada 5 metros quadrados.
As mudanças foram publicadas no Diário Oficial de Pernambuco na última terça-feira (4). Atualmente, o funcionamento de comércio de rua e shoppings ocorre com restrição de horário, principalmente no que se trata a horas contínuas.
Estava determinado que essas restrições continuassem até o dia 9 de maio. Porém, em conversa com representantes do comércio e empresários, foi estabelecida uma nova flexibilização especial para o fim de semana do Dia Das Mães.
Essa articulação visa evitar aglomerações nos locais de compra. É importante lembrar que o Dia das Mães é uma das principais datas de vendas para o comércio. Além disso, é comum o aumento na procura do presente nos dois dias que antecedem a data.
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife e do Sindilojas, Fred Leal, a flexibilização adotada pelo Governo do Estado de Pernambuco irá contribuir para um funcionamento mais confortável e para a proteção dos lojistas e clientes.
Além disso, Leal afirmou que o comércio está cumprido com as recomendações do Estado e com os protocolos de segurança. Por isso, a possibilidade no aumento de vendas sempre é bem-vinda, principalmente no início do retorno gradual do comércio tão fragilizado pela pandemia.