Pernambuco inicia nova fase de flexibilização do comércio nesta segunda (26)

No Pernambuco passam a valer hoje, 26, as novas determinações do plano de convivência com a Covid-19. Entre as novas regras estão a liberação do comércio de praia durante a semana, novas possibilidades de horários para as lojas de bairro e novidades para os finais de semana.

Pernambuco inicia nova fase de flexibilização do comércio nesta segunda (26)
Pernambuco inicia nova fase de flexibilização do comércio nesta segunda (26) (Imagem: Reprodução/Google)

As novas medidas valem até o próximo dia 9 de maio. Os shows, cinemas e atividades similares permanecem proibidas. 

No decreto publicado no Diário Oficial do último sábado, 24, e que trata das novas regras, o governo relatou que “a vacinação não tem avançado na velocidade necessária e que os números das últimas três semanas, apesar de estáveis, mostram um patamar ainda alto de casos, óbitos e internações”.

As atividades liberadas devem obedecer os protocolos setoriais que foram comunicados anteriormente e que podem ser consultados no portal do governo. O uso da máscara e os limites de capacidade de cada setor devem ser respeitados.

O decreto informa que o acesso as praias marítimas e fluviais, e aos calçadões, ciclofaixas, parques e praças em todo o estado permanecem liberados, porém, sem aglomerações e sem uso de aparelhos sonoros.

Durante a semana, o comércio na faixa de areia das praias foi liberado das 9h às 16h, sempre com o cumprimento das medidas de segurança. Aos finais de semana e feriados, o comércio na faixa de areia segue proibido.

Fica autorizado também a realização de celebrações religiosas presenciais em igrejas, templos e demais locais de culto, sem aglomeração, entre 5h às 20h de segunda-feira a sexta-feira e das 5h às 18h nos finais de semana e feriados.

Comércio 

No comércio, algumas atividades agora possuem mais opções de horário. O comércio em geral, incluindo os shoppings e galerias comerciais, podem abrir das 10h às 20h de segunda a sexta.

Aos finais de semana e feriados, esse comércios ganharam duas opções de horário: das 9h às 17h ou das 10h às 18h.

O comércio dos bairros, como os locais varejistas de pequeno porte que se localizam em áreas residenciais, fora de shoppings centers e galerias comerciais, precisam fixar seus horários e funcionar:

  • das 8h às 18h, das 9h às 19h ou das 10h às 20h, de segunda a sexta
  • das 9h às 17h ou das 10h às 18h, nos finais de semana e feriados.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.