Como economizar na conta de luz? Bandeira vermelha começa em maio

Um comunicado feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última sexta-feira, 30, informou sobre a aplicação da bandeira vermelha no primeiro patamar deste mês de maio em diante. Esta alteração implicará no encarecimento da conta de luz a partir do próximo mês. 

Como economizar na conta de luz? Bandeira vermelha começa em maio
Como economizar na conta de luz? Bandeira vermelha começa em maio. (Imagem: Reprodução/Revista News)

Sendo assim, as tarifas de energia sofrerão com a incidência do adicional de R$ 4,169 para cada 100 quilowatts-hora (KWh) consumidos pelos brasileiros. Embora a mudança possa ser um susto para algumas pessoas, não é bem uma novidade, pois a bandeira amarela, cuja cobrança é de R$ 1.343 a cada 100 KWh, está vigente desde o mês de janeiro deste ano. 

Em justificativa a Aneel explicou que esta alteração na conta de luz é proveniente da transição entre o período chuvoso e de seca nas principais bacias hidrográficas do sistema elétrico. Até então, foi identificado o pior nível dos reservatórios desde o ano de 1931. 

Tal situação é desfavorável na produção de eletricidade. Isso porque, quanto menor for o nível de água armazenada, maior será a necessidade de acionar as termelétricas que resultam no respectivo encarecimento da conta de luz

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias visa manter o cidadão brasileiro informado e consciente sobre o consumo de energia elétrica, bem como, sobre a situação em todo território brasileiro. Cada uma das cores: verde, amarela e vermelha, indicam a gravidade e respectiva cobrança extra no valor final sinalizado ao consumidor. 

Notícias como essa referente à alteração da bandeira, levam muitos brasileiros a se preocuparem e buscarem meios de economizar energia. Qualquer ação, mínima que seja, pode resultar em uma ajuda significativa no valor cobrado a cada mês. 

Neste sentido, observe a seguir uma lista com as principais medidas a serem adotadas para economizar e reduzir o valor da conta de luz.

1 – Insira cores claras no ambiente

Embora pareça uma dica significante, profissionais da área de construção e decoração reforçam que cores claras podem mudar a visão do ambiente deixando-o com a sensação de iluminação natural.

Consequentemente, afeta no pensamento que pode indicar a necessidade de recorrer a luzes artificiais. 

Uma dica que pode auxiliar a inserção de cores claras no ambiente é optar por espelhos e vidros na decoração, pois são itens que promovem a amplitude do ambiente.

2 – Priorize a iluminação natural

É óbvio que o ato de deixar luzes acesas em um ambiente que não esteja habitado no momento é desperdício, tanto de dinheiro, quanto de eletricidade. No entanto, além de apenas adotar o hábito de apagar as luzes durante o dia, pode ser importante recorrer a itens auxiliares.

É o caso de cortinas translúcidas que, ao mesmo tempo que mantêm a privacidade da casa, permitem a entrada de luz natural. O mesmo vale para vidros, espelhos, claraboias no teto e demais recursos que permitam a entrada dos raios solares na casa. 

3 – Opte por lâmpadas de LED ou fluorescentes

Junto à adesão das dicas anteriores referentes à entrada de luz natural e cores do ambiente, outro fator importante se refere aos pontos de energia presentes na casa. O recomendado é trocar as lâmpadas incandescentes e trocá-las por LED ou fluorescentes.

Embora estas alternativas possam ser mais caras, elas têm um tempo de duração três vezes maior, além de consumir bem menos energia. Em outras palavras, geram um custo-benefício positivo ao consumidor. 

4 – Troque eletrodomésticos antigos

No ano de 2016 uma campanha foi feita pelo site Proteste, recomendando a troca de eletrodomésticos antigos por modelos mais novos, especialmente no que se trata de ar-condicionado e refrigeradores. Além de conterem um design moderno, são mais econômicos. 

De acordo com o levantamento apurado pelo portal, a economia mensal poderia atingir a margem de 67%, possibilitando a compensação do investimento feito na troca em apenas alguns meses. Além de tudo, implicaria no fator principal que é a economia de energia a longo prazo. 

5 – Retire os aparelhos eletrônicos da tomada

Mesmo que não haja o uso constante, o hábito de deixar os aparelhos eletrônicos ligados na tomada pode resultar em um gasto significativo no fim do mês. É o caso da televisão e microondas. 

Isso porque, o simples fato de haver uma luzinha acesa no aparelho já é um indício de gasto de energia. 

6 – Economize energia durante o banho 

Logo após o ar-condicionado, o chuveiro elétrico é o item que mais consome energia em uma casa. Por isso, existem algumas alternativas para economizar energia durante o banho. 

Ao contrário do que se pensa, essa economia vai além de apenas reduzir o tempo no banho. Ela também pode ser aplicada ao manter a chave do chuveiro posicionada no modo “verão”, gerando uma economia de até 30% na energia.

7 – Reduza a troca de calor na geladeira 

O ato constante de abrir e fechar a geladeira sem necessidade, embora pareça insignificante, gera um aumento expressivo na conta de luz. Isso acontece porque a geladeira é um dos eletrodomésticos que mais consome energia em uma casa. 

Não apenas evitar o “abre e fecha” do aparelho, mas também, verificar se a entrada de calor está devidamente vedada é extremamente importante. Isso pode ser feito através da troca e manutenção das borrachas de vedação, responsáveis por isolar o interior da geladeira. 

8 – Diminua o uso do ferro de passar roupas 

Seguindo a mesma linha que indica os itens que mais consomem energia em uma casa, está o ferro de passar roupas. Para economizar energia neste quesito e ainda assim não sair prejudicado quanto à vestimenta, basta adotar algumas atitudes significativas. 

Uma delas é o hábito de pendurar as roupas bem esticadas no varal para evitar que fiquem muito amarrotadas, além de pendurar roupas mais finas no banheiro para que o vapor extraído durante o banho ajude a desamassá-las. 

Vale ressaltar que tecidos como viscose e poliéster não precisam ser passados. Por fim, recomenda-se separar todas as peças de roupas a serem passadas antes de ligar o ferro. 

9 – Confira a fuga de energia da casa 

É comum haver relatos de consumidores alegando que a conta de luz veio muito alta em um mês específico, sem haver nenhuma explicação plausível para o aumento. Para isso, pode ser importante conferir se não existe algum problema de escape na rede de energia da residência. 

Essa verificação pode ser feita pelo simples ato de desplugar todos os aparelhos eletrônicos da tomada. Se ainda assim o medidor de consumo junto ao registro continuar girando, será necessário procurar um eletricista para identificar e resolver o problema. 

10 – Invista do sistema de aquecimento solar

Muito além de uma simples tendência, o aquecimento solar gera uma economia significativa na conta de luz, além de ser uma opção sustentável e favorável ao meio-ambiente. Isso porque, a transformação da luz solar em energia elétrica acontece em um formato 100% limpo, em outras palavras, sem a emissão de agentes poluentes. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.