Valor da conta de luz terá acréscimo de pelo menos 10% em 2021, diz Aneel

Conta de luz terá reajuste de quase 10% em região específica do país. Nesta quinta-feira (22), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o projeto que aumenta o valor das tarifas elétricas em parte do Nordeste. A medida consolida um reajuste médio de 8,96% nos carnês dos consumidores atendidos pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern).

Valor da conta de luz terá acréscimo de pelo menos 10% em 2021, diz Aneel (Foto: Sérgio Lima/Poder 360)
Valor da conta de luz terá acréscimo de pelo menos 10% em 2021, diz Aneel (Foto: Sérgio Lima/Poder 360)

Os moradores do Rio Grande do Norte terão que reorganizar suas contas e economizar no consumo de energia elétrica. De acordo com o último decreto da Aneel, a conta de luz dessa região ficarão ainda mais caras. A empresa aprovou um reajuste em duas categorias a ser implementado pela Cosern.

De acordo com o texto do projeto, os consumidores terão um acréscimo de 8,96% em suas tarifas. Para aqueles de alta tensão, como os industriais, o reajuste médio será de 11,18%. Já os comerciais e residenciais atendimentos em baixa tensão terão uma alteração de 8,27%.

Motivações do reajuste na conta de luz

A justificativa adotada pela aplicar as correções, segundo a Aneel, levou em consideração os impactos do novo coronavírus que regou uma reversão de -4,31% nas cobranças a Cosern.

Desse modo, a população passará a prestar conta da quantia amenizando a prejuízo gerado na folha orçamentária da distribuidora.

Outro grande motivo, afirmou a Aneel, foi o interesse de minimizar a alteração no cronograma de pagamento de indenizações às transmissoras. E, o abatimento de créditos tributários devido ao pagamento indevido de PIS e Cofins pelos consumidores no passado.

As novas tarifas passaram a valer já a partir dessa quinta-feira (22) e não apresentam previsão de baixa. A Aneel oficializou sua decisão em uma publicação no Diário Oficial da União. Cerca de 1,5 milhões de pessoas deverão ser afetadas.

Impactos para a população

Diante dos acréscimos, economistas orientam os moradores do RN é economizar no consumo. Aparelhos como ar condicionado, chuveiro elétrico, maquina de lavar, entre outros, devem ser utilizados por um menor tempo.

Por fim, os cidadãos podem ainda acompanhar o cálculo de consumo de suas casas através de seus contadores. Em caso de cobranças acima da média registrada, é possível contestar e ganhar indenização através de uma notificação contra a distribuidora.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.