Aneel adia reajustes que poderiam elevar valor da conta de energia

Cobranças de energia não terão reajuste de valor ao longo dos próximos meses. Nesta semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu suspender a medida que resultaria em acréscimos tarifários para as empresas de distribuição de energia. Desse modo, as contas de luz em 2021 não deverão ter uma nova elevação.

Aneel adia reajustes que poderiam elevar valor da conta de energia (Foto: Sérgio Lima/Poder 360)
Aneel adia reajustes que poderiam elevar valor da conta de energia (Foto: Sérgio Lima/Poder 360)

A pandemia do novo coronavírus vem afetando até mesmo as distribuidoras de energia elétrica. No entanto, objetivando beneficiar a população a Aneel suspendeu a proposta que resultaria no aumento das contas de luz.

De acordo com a Agência, sua equipe vem trabalhando para uma maior estabilidade na variação das taxas.

Proposta deverá ser revista pela Aneel

André Pepitone, diretor da Aneel, explicou que o reajuste das tarifas será avaliado em uma reunião extraordinária ao longo dos próximos dias. A pauta não foi 100% descartada, mas buscará por formas que não prejudiquem a população.

“A agência, em comum acordo com o setor, com os segmentos de geração, de transmissão e distribuição, está tomando medidas para que a gente tenha modicidade tarifária”, afirmou ele, em reunião transmitida online.

O gestor acrescentou ainda que vem marcado reuniões com as empresas de distribuição para criar mecanismos que ajudassem a reduzir os custos e reajustes. Questionado sobre quais as possíveis soluções, André não entrou em detalhes.

Mudanças nos prazos de pagamento

Diante da decisão da Aneel, Analistas do Credit Suisse informaram que a agencia também sugeriu aumentar de cinco para oito anos o prazo de pagamentos das indenizações por parte das distribuidoras.

A decisão objetiva garantir o orçamento das empresas que também tiveram seus rendimentos minimizados com a pandemia do novo coronavírus.

“A Aneel tem avaliado possíveis medidas para reduzir aumentos de tarifas… acreditamos que o regulador provavelmente deverá usar um diferimento da RBSE como uma das medidas com esse propósito”, escreveram eles, em relatório na segunda-feira.

Impactos para a população

No que diz respeito ao bolso do consumidor, o adiamento dos reajustes trás um certo alívio quanto ao encarecimento das contas de luz.

No entanto, não se pode descartar que as mensalidades de energia já estão acima de média nacional em comparação com os últimos anos.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA