Equatorial Alagoas fará reajuste de 8,6% nas contas de energia a partir de maio

A diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou ontem, 27, os índices de reajuste tarifário anual da distribuidora Equatorial Alagoas. O aumento médio de 8,6% atingirá os consumidores de todo o estado.

Equatorial Alagoas fará reajuste de 8,6% nas contas de energia a partir de maio
Equatorial Alagoas fará reajuste de 8,6% nas contas de energia a partir de maio (Imagem: Divulgação/ Jornal de Alagoas)

A distribuidora Equatorial Energia fornece o serviço para cerca de 1,17 milhão de unidades consumidoras no estado de Alagoas. E o reajuste começa a vigorar na próxima segunda, 3, de acordo com o comunicado da Aneel.

O reajuste para os consumidores residenciais, segundo a empresa, é um pouco menor, de 6,5%.

Este reajuste nas tarifas da Equatorial Alagoas acontece após as medidas comunicadas pela Aneel na última semana, como forma de amenizar parte dos aumentos projetados para as contas de energia elétrica em 2021.

Em nota, a Aneel disse que estas medidas “colaboraram para amenizar as tarifas e manter o reajuste em um dígito”.

IPVA suspenso em Alagoas

Foi autorizado pelo Governo de Alagoas, a isenção do IPVA 2021 (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para veículos que pertencem a empresas de transporte turístico.

Podem ser beneficiadas cerca de 550 empresas, entre transportadoras turísticas e agências de turismo com frota de veículos.

O governo identificou o número de possíveis beneficiados com base no registro do Cadastur (Cadastro Nacional de Empreendimentos do Turismo), em Alagoas.

A Procuradoria Geral do Estado já tinha dado seu parecer positivo para a medida e agora, para começar a vigorar, o governador Renan Filho vai remeter o projeto de lei para apreciação da Assembleia Legislativa.

Rafael Brito, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, que está à frente das negociações e tratativas entre o governo de Alagoas de todo setor produtivo de Alagoas, diz que a isenção de IPVA e todas as outras medidas do pacote emergencial asseguram a manutenção dos empregos no setor.

Alejandro Velásquez, diretor da Luck Receptivo, uma das maiores empresas do ramo no estado e que conta com 25 veículos em sua frota, afirma que a medida chegou em um momento importante.

“Nossa empresa tem frota própria e por conta disso a isenção do IPVA venho no momento mais oportuno, apoiando de forma direta na manutenção e prestação dos serviços. Com a isenção do imposto, conseguimos nos manter em pé e assim evitar as demissões”, explicou.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.