Quando vou receber a 1ª dose de vacina da Covid-19? Conheça plano dos estados

Pontos-chave
  • Vacinação da Covid-19 segue cronograma por todo o país;
  • 6,09 milhões de brasileiros receberam as duas doses da vacina da Covid-19;
  • Mais 30,5 milhões de doses serão asseguradas em abril.

A campanha de vacinação da Covid-19 segue firme por todo o país. Segundo a última atualização feita pela fonte Our World In Data, 26,7 milhões de doses da vacina já foram aplicadas em todo o Brasil.

Quando vou receber a 1ª dose de vacina da Covid-19? Conheça plano dos estados
Quando vou receber a 1ª dose de vacina da Covid-19? Conheça plano dos estados. (Imagem: Maksim Goncharenok/Pexels)

Deste montante, 6,09 milhões de brasileiros já receberam as duas doses da vacina da Covid-19, o que representa 2,9% da população. Com o intuito de acelerar a vacinação contra a Covid-19 em território brasileiro, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga afirmou que o Governo Federal tem se concentrado para garantir ainda neste mês de abril, 30,5 milhões de doses do imunizante. 

O calendário continua contemplando os grupos prioritários em diversas localidades. Veja mais detalhes a seguir:

São Paulo 

De acordo com o vacinômetro do Estado de São Paulo, já foram aplicadas 7.843.965 doses da vacina da Covid-19. Deste total, 5.543.171 se referem à primeira dose, enquanto 2.300.794 correspondem à segunda dose da vacina. 

Nesta segunda-feira, 12, é a vez dos idosos de 67 anos de idade serem imunizados. A expectativa é para que cerca de 350 mil pessoas que compõem este grupo sejam vacinadas.

No entanto, para receber a vacina da Covid-19 é preciso fazer um pré-cadastro pelo site: vacinaja.sp.gov.br ou pelo WhatsApp no número +55 11 95220-2923.

Na última semana também foi a vez dos trabalhadores do setor de educação básica, tanto das escolas públicas quanto das privadas, com idade igual ou superior a 47 anos.

A Coordenadora Geral do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paulo, acrescentou que a vacinação esta contemplando aqueles que realmente precisam, a população mais vulnerável à doença. 

Recife

O Estado de Pernambuco recebeu na última quinta-feira, 8, 187 mil doses da vacina contra a Covid.

Este lote começou a ser distribuído entre os municípios na última sexta-feira, 9, garantia a aplicação de mais de 85% de vacinas referentes à primeira dose para idosos entre 65 a 69 anos de idade, bem como agentes das forças de segurança e salvamento, além das Forças Armadas que atua na linha de frente em combate à pandemia.

Na capital, Recife, o atual grupo que tem recebido as doses da vacina da Covid-19 é composto pelos idosos com 62 anos de idade. Até o momento, já foram vacinados os idosos a partir de 60 anos em instituições de longa permanência e os respectivos trabalhadores.

Pessoas com deficiência com idade igual ou superior a 18 anos de idade que moram em residências inclusivas também já foram vacinadas. Os profissionais da saúde também já foram imunizados em quatro etapas.

Portanto aqueles que ainda não fazem parte dos grupos prioritários, podem se cadastrar no site: minhavacina.recife.pe.gov.br para serem notificados quando chegar a vez. 

Rio Grande do Sul 

Até o dia 8 de abril, foram aplicadas 141,8 mil doses da Coronavac e 159.750 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca no Rio Grande do Sul. Conforme apurado pela Secretaria de Saúde do Estado, até o último sábado, 10, o Rio Grande do Sul já havia ultrapassado a marca de 2 milhões de doses da vacina da Covid-19 aplicadas. 

O Estado recebeu 12 lotes que totalizam pouco mais de 3 milhões de vacinas, não havendo nenhuma retenção de doses. A capital, Porto Alegre, ampliou a vacinação para idosos com 63 anos de idade no último sábado. 

Goiás

Com base na última atualização feita no dia 5 de abril pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, 536.502 vacinas foram aplicadas na primeira dose, enquanto outros 129.568 imunizantes da segunda dose também já foram destinados à população. No geral, o Estado de Goiás já recebeu 1.233.780 doses do imunizante, sendo 1.051.080 da CoronaVac e 182.700 da AtraZeneca. 

Nesta segunda-feira, 12, a capital, Goiânia, deu início à aplicação da primeira dose da vacina em profissionais da saúde com idade superior a 55 anos e idosos a partir de 73 anos que devem receber a segunda dose do imunizante. 

Amazonas

O Governo do Amazonas já recebeu 459.420 doses de vacinas contra a Covid-19, as quais já foram distribuídas em 56 municípios. Porém, o vacinômetro do Estado indica que 644.712 doses já foram aplicadas, sendo 488.803 da primeira dose e 155.909 da segunda. 

Quando vou receber a 1ª dose de vacina da Covid-19? Conheça plano dos estados
Quando vou receber a 1ª dose de vacina da Covid-19? Conheça plano dos estados. (Imagem: Reprodução/Google)

Entre as pessoas imunizadas estão a população indígena, trabalhadores da saúde e idosos entre 80 a 60 anos de idade institucionalizados. Pessoas com deficiência, comorbidades, quilombolas, ribeirinhos, profissionais das Forças Armadas e de segurança e salvamento também começaram a receber as vacinas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.