Calendário de vacina da COVID-19 em SP inclui 530 mil professores; cadastre-se

Governo de São Paulo passa a incluir professores no calendário de vacinação. Nessa semana, o governador João Doria informou que estará disponibilizando doses do imunizante contra a covid-19 para 530 mil profissionais da educação e segurança pública. As medicações passarão a ser ofertadas no começo de abril, com previsão de fim ainda na primeira quinzena do mês.

Calendário de vacina da COVID-19 em SP inclui 530 mil professores; cadastre-se (Imagem: Governo do Estado de São Paulo)
Calendário de vacina da COVID-19 em SP inclui 530 mil professores; cadastre-se (Imagem: Governo do Estado de São Paulo)

Diante do crescimento no número de contaminações pela covid-19, o cronograma de vacinação vem sendo ampliado pelo governo do estado. Além de priorizar idosos e profissionais da rede pública, a secretaria de saúde de São Paulo passará a imunizar também os professores e agentes de segurança.

A decisão foi informada por João Dória nessa quarta-feira (24), reforçando que o estado tem sido o mais rápido no que diz respeito a aplicação das vacinas.

De acordo com ele, a parceria com o Instituto Butantan otimiza o andamento da campanha que vem sendo tratada como pauta central de sua gestão.

“São Paulo é o estado que mais vacina no Brasil, com velocidade, eficiência e um programa estadual bem elaborado na logística e ação coordenada com as prefeituras”, afirmou o Governador. “É isso que está permitindo uma vacina efetivas, eficiente, sem perdas e com velocidade”, acrescentou.

Calendário de vacinação em São Paulo

O novo grupo passará a ser imunizado a partir do dia 5 de abril. A previsão inicial é de que no primeiro lote cerca de 180 mil policiais civis, militares e técnicos-científicos, agentes penitenciários, bombeiros e guardas civis metropolitanos sejam medicados.

“Desde o início da pandemia, nós potencializamos a atividade policial e nos submetemos à elevadíssima exposição”, afirmou o Secretário de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos. “A vacina aos policiais, guardas civis e agentes penitenciários chega como uma benção.”

Já os profissionais de saúde terão acesso a vacina no dia 12 de abril. O grupo terá cerca de 350 mil professores e demais funcionários que atuam na rede municipal e estadual com mais de 47 anos. Já para a rede privada, a dose só será concedida sob a apresentação obrigatória dos últimos contracheques.

“São doses de esperança, para que as escolas não fechem mais e nossos estudantes possam recuperar e seguir o percurso de aprendizagem”, declarou o Secretário da Educação Rossieli Soares.

Cadastro para receber a vacina

O governo informou ainda que quem tiver o interesse já pode acessar o site Vacina Já para ter acesso aos formulários de pré cadastro.

A ficha pede que sejam inseridas informações básicas, como: nome, endereço, data de nascimento, CPF e número de celular. Segundo o estado, fazer esse cadastro poupa em 90% o tempo no dia da aplicação do imunizante.

Isso porque, quando o cidadão chegar ao local para receber a vacina, os profissionais responsáveis já terão o seu cadastro quase preenchido. Finalizando apenas com as últimas informações. Mas, esse preenchimento online não é obrigatório. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.