Vacina da Covid-19: São Paulo divulga calendário para idosos de 65 a 67 anos

Um comunicado feito pelo governador do Estado de São Paulo, João Dória, nesta terça-feira, 7, informou sobre a aplicação da vacina da Covid-19 em idosos com idade entre 65 e 67 anos. Conforme o calendário de vacinação, o grupo mencionado, que gira em torno de 1,11 milhão de pessoas, deve ser imunizado ainda neste mês de abril. 

Vacina da Covid-19: São Paulo divulga calendário para idosos de 65 a 67 anos
Vacina da Covid-19: São Paulo divulga calendário para idosos de 65 a 67 anos (Imagem: FDR)

Esta etapa da campanha terá início assim que as doses da vacina da Covid-19 da Fiocruz forem entregues aos cuidados do Estado. A previsão é para que a chegada dos novos imunizantes aconteça ainda nesta semana, de acordo com o cronograma estabelecido pelo Plano Estadual de Imunização (PEI)

A expectativa é para que a aplicação da vacina da Covid-19 nos idosos de 67 anos ocorra até o dia 14 de abril, próxima quarta-feira. Em seguida, no dia 21 de abril, cerca de 760 mil idosos com idade entre 65 e 66 anos receberão a primeira dose do imunizante.

Na oportunidade, o governador João Dória declarou que fez uma visita em alguns postos de vacinação esta semana e pôde constatar que a campanha segue conforme planejado. 

“Agora a vacinação está avançando para as pessoas de 65, 66 e 67 anos e vamos continuar impulsionando o máximo possível, com a vacina do Butantan e outras que puderem ser adquiridas pelo Ministério da Saúde”, reforçou Doria.

Conforme apurado, até esta quarta-feira, 7, o Estado de São Paulo já havia ultrapassado a marca de 7 milhões de doses da vacina da Covid-19 aplicadas no grupo prioritário.

Mais precisamente, até o 12h45 de ontem, o Vacinômetro registrou 7.026.192 doses, sendo 5.157.980 referentes à primeira dose e 1.868.212 sobre a segunda. Isso quer dizer que, mais de 1,8 milhão de paulistas já concluíram as duas etapas da vacinação. 

O resultado apresentado já integrou os novos públicos que passaram a fazer parte da campanha de vacinação neste mês de abril. Ou seja, os idosos de 68 anos de idade imunizados desde o dia 2, bem como os profissionais das forças de segurança do Estado de São Paulo. Estes começaram a receber a vacina da Covid-19 na última segunda-feira, 5

Enquanto isso, na próxima segunda-feira, 12, será a vez dos trabalhadores do setor de educação básica, tanto das escolas públicas quanto das privadas, com idade igual ou superior a 47 anos.

A Coordenadora Geral do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paulo, acrescentou que a vacinação esta contemplando aqueles que realmente precisam, a população mais vulnerável à doença. 

É preciso dizer que todos os cidadãos que compõem os grupos prioritários podem acessar o portal Vacina Já, para que confirmem o pré-cadastro. Este processo requer o preenchimento de um simples formulário que pode ser preenchido em três minutos, além de economizar e reduzir em até 90% o tempo de atendimento nos postos de vacinação. 

Embora o pré-cadastro não seja obrigatório, é altamente recomendado. Pois facilita e agiliza o trabalho dos profissionais da saúde, beneficiando diretamente os cidadãos atendimento, além de permitir que mais pessoas sejam imunizadas o quanto antes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.