Manaus inicia vacinação de pessoas acima de 18 anos com ESTAS doenças

A prefeitura de Manaus decidiu incluir na vacinação contra a Covid-19 desde o último sábado, 10, os jovens como idade igual ou inferior a 18 anos que possuem algum tipo de comorbidade. Este grupo é composto por pessoas com cardiopatia, obesidade mórbida ou diabetes.

Manaus inicia vacinação de pessoas acima de 18 anos com ESTAS doenças
Manaus inicia vacinação de pessoas acima de 18 anos com ESTAS doenças. (Imagem: Gustavo Fring/Pexels)

Além do mais, desta segunda-feira, 12, em diante, o município também informou que irá ampliar a campanha de vacinação para todas as doenças listadas como prioritárias pelo ministério da Saúde.

Neste sentido, o primeiro grupo a ser contemplado será aquele com idade entre 55 a 59 anos. Observe quais são as principais doenças agregadas a este grupo:

  • Anemia falciforme;
  • Doença cerebrovascular;
  • Hipertensão arterial em estágio 1 e 2 com lesões de órgão-alvo ou doenças associadas;
  • Hipertensão arterial em estágio 3;
  • Hipertensão Arterial e Resistente (HAR);
  • Pneumopatias graves crônicas;
  • Cirrose hepática;
  • Doença renal crônica;
  • Imunossupressão (transplantados, pessoas vivendo com HIV, pessoas que usam imunossupressores ou com imunodeficiências primárias, doenças reumáticas sistêmicas em atividade e pacientes oncológicos com tratamento realizado nos últimos seis meses, entre outras condições);
  • Síndrome de Down;
  • Diabetes;
  • Obesidade mórbida;
  • Cardiopatias: Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados.

Lembrando que o calendário de vacinação seguirá ao longo desta semana, sendo que hoje serão vacinadas as pessoas com 59 anos. Amanhã, é a vez daqueles com 58 anos; na quarta-feira, 14, a vacinação será direcionada às pessoas com 57 anos. Já na quinta-feira, 15, serão imunizados aqueles com 56 anos.

Na sexta-feira, 16, os cidadãos com 55 anos receberão a dose da vacina. Por fim, no sábado, 17, a campanha de vacinação para este grupo prioritários será concluída pela repescagem.

A expectativa é para que cerca de 10 mil pessoas com comorbidades entre a faixa etária mencionada, sejam vacinadas nesta semana. No entanto, para serem incluídas na vacinação é preciso comprovar a condição de saúde perante um laudo médico. É preciso que seja apresentado o documento original junto de uma cópia diretamente no posto de vacinação.

No caso dos diabéticos e hipertensos que não possuírem o respectivo laudo, estes estão autorizados a recorrer à receita médica desde que esteja disposta em papel oficial do Sistema Único de Saúde (SUS) ou da rede privada.

Os postos de vacinação que funcionam das 09h às 16h são os seguintes:

  • Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Rua Gandu, 119, Cidade Nova);
  • Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222- Crespo)
    Universidade Paulista (Unip) (Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro);
  • Universidade Nilton Lins (Avenida Professor Nilton Lins, 3.259, Flores)
    Clube do Trabalhador do Sesi-AM (Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1);
  • Balneário do Sesc-AM (Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto);
  • Centro de Convenções de Manaus (sambódromo) (Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, zona Oeste)

Vacinação contra a gripe

De acordo com a prefeitura de Manaus, também terá início nesta segunda-feira, 12, a campanha nacional de vacinação contra a gripe ou influenza, como também é conhecida.

A primeira fase da vacinação irá contemplar crianças com idade entre seis meses a menores de dois anos, gestantes e puérperas.

Para esta primeira etapa da vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus recebeu 90 mil doses da vacina que será distribuída em 171 postos da rede de saúde municipal. A expectativa é para que o grupo prioritário seja imunizado até o dia 9 de julho.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.