Calendário de vacinação da COVID-19 poderá incluir funcionários do INSS

Instituições solicitam a priorização dos segurados do INSS no calendário de vacinação contra a covid-19. Nessa semana, a Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social (Anasps) enviou um ofício solicitando que o governo avaliasse a possibilidade de alterar a campanha de imunização. O texto exige que os colaboradores da previdência social sejam medicados em urgência.

Calendário de vacinação da COVID-19 poderá incluir funcionários do INSS (Imagem: Google)
Calendário de vacinação da COVID-19 poderá incluir funcionários do INSS (Imagem: Google)

A campanha de vacinação da covid-19 está em circulação em todo o país. No entanto, há uma série de críticas e questionamento sobre o modo em que estão sendo determinados os grupos prioritários.

A mais recente contestação foi elaborada pela Anasps, afirmando que os servidores do INSS deveriam ser tratados como grupo de risco.

De acordo com a associação, trata-se de profissionais que estão atuando, de certo modo, na linha de frente da pandemia. A afirmação se dá mediante ao fato de que, os aposentados e pensionistas são considerados os mais vulneráveis para a contaminação e contágio da covid-19. Ou seja, quem está em contato com eles acaba também se expondo ao risco.

Detalhes sobre a solicitação

Em um documento enviado para o presidente do INSS, Leonardo Rolim e para o Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, a Anasps solicitou que o órgão apoio as medidas emergenciais de aceleração da vacinação para seus servidores.

A associação ressaltou que:

“Além do contato direto com o público externo de idosos, doentes e vulneráveis, a grande maioria dos servidores que trabalham no INSS utilizam transportes coletivos lotados com aglomeração no deslocamento para o trabalho.”

O texto relembrou também a realidade daqueles que residem no seu mesmo espaço onde há pessoas do grupo de risco, idosas ou crianças. Isso significa que, além do risco pessoal, há o risco familiar e para a sociedade de um modo geral, onde o servidor se torna um grande vetor de transmissão do vírus.

Como resposta a solicitação, Bruno Bianco informou que no último dia 23 de março de 2021, foi endereçado um ofício aos secretário-executivo do Ministério da Saúde, pedindo que a equipe do INSS passasse a ser tratada como prioridade. Porém, até o momento o documento não teve resposta.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.