Vacinação da Covid-19 no DF vai aplicar doses por drive-thru no feriadão

Nesta quinta-feira, 1, o secretário de saúde, Osnei Okumoto, declarou que a vacinação da Covid-19 no Distrito Federal (DF) irá aplicar doses por drive-thru durante o feriadão. O recesso irá durar até o domingo de Páscoa, 4, devido ao decreto de ponto facultativo. 

Vacinação da Covid-19 no DF vai aplicar doses por drive-thru no feriadão
Vacinação da Covid-19 no DF vai aplicar doses por drive-thru no feriadão (Imagem: Reprodução/Google)

Na oportunidade, o representante da pasta ainda reforçou que, exclusivamente aos finais de semana e feriados, a vacinação da Covid-19 acontecerá pelo modelo de drive-thru.

Até o momento, a campanha tem contemplado os idosos com idade igual ou superior a 67 anos, bem como os profissionais de saúde que fizeram o agendamento para a imunização. 

“Nós trabalhamos com drives no fim de semana, porque é mais seguro, as pessoas não se aglomeram, podem aguardar nos veículos. Quando há algum ponto muito congestionado, existem drives vazios para serem melhor atendidos. Caso haja necessidade de abertura de postos e de UBS [Unidade Básica de Saúde], a gente o fará”, declarou.

Também presente na coletiva de imprensa, o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, aproveitou para ressaltar que ao contrário do que se pode pensar, os pontos de drive-thru não suspenderão o funcionamento durante o feriadão.

Isso porque, o DF prioriza a imunização de cada grupo etário. Lembrando que a vacinação das demais faixas ocorrerá somente a partir do momento que sobrar doses do imunizante. 

“Terá na quinta, sexta, sábado e domingo. No feriado, não vai parar. A solução para a crise é a vacinação em massa. Por isso, tão logo seja aberta a vacina para a sua faixa etária, procure um posto para se imunizar”, repetiu.

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, até o momento já foram destinadas ao Distrito Federal 100 mil novas doses da vacina contra a Covid-19.

Estas serão responsáveis pela redução da faixa etária para 65 ou 64 anos de idade. A definição irá depender da verificação, sendo que essa remessa deve ser entregue até esta sexta-feira, 2

O órgão ainda disse que muitos cidadãos que residem nas proximidades do Distrito Federal tem se dirigido até a capital para serem imunizados. A expectativa inicial girava em torno do recebimento de 40 mil doses. Porém, a ampliação do número de doses foi comunicada após um encontro junto ao ministro da Saúde. 

Até o momento ainda não houve uma definição concisa sobre a distribuição das doses para a segunda aplicação. Por esta razão ainda não se sabe quando este público será alcançado.

“A gente espera um posicionamento do PNI sobre quantos desse total é de D1 [dose 1] e quantos para D2 [dose 2]”, confirmou Osnei Okumoto.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.