Prefeitura de SP cria vacinação independente com meta de 600 mil imunizados por dia

O prefeito Bruno Covas (PSDB) lança o próprio plano de vacinação contra a Covid-19. Com isso, planeja imunizar até 600 mil paulistanos por dia. Para cumprir sua meta, a Prefeitura de SP está buscando alternativas e ferramentas para comprar as dose.

Prefeitura de SP cria vacinação independente com meta de 600 mil imunizados por dia
Prefeitura de SP cria vacinação independente com meta de 600 mil imunizados por dia (Imagem: Reprodução/Google)

A decisão de Covas marca o distanciamento do atual governador do Estado, João Doria (PSDB). Além de um Plano de Vacinação criado para a capital, o prefeito também tem adotado medidas de distanciamento social mais rígidas e sem o consentimento de Doria.

Nos últimos dias, Bruno Covas decidiu antecipar feriados deste ano e do próximo, a fim de criar um feriadão. Essa decisão teve como intuito estimular o distanciamento social. Dessa maneira, entre os dias 26 de março e 04 de abril não houve dia útil na capital paulista.

A decisão do feriadão foi unilateral e deixou um clima tenso entre os líderes. Agora, a Prefeitura de SP decidiu criar o próprio plano de vacinação contra a Covid. Esse plano deve diferir das regras e ritmo estabelecido pelo Estado.

De acordo com as informações passadas pela Prefeitura de SP, a ideia é que sejam aplicadas 600 mil doses por dia. Atualmente, a capital utiliza, quase que exclusivamente, a vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan.

Com isso, consegue vacinar 120 mil pessoas diariamente. Porém, de acordo com os dados apresentados pela Prefeitura de SP, a região possui estrutura e pessoal capaz de imunizar um número quatro vezes maior.

Além disso, o município possui recursos próprios capazes de bancar doses de forma antecipada. Diante disso, é capaz de participar de negociações com os fabricantes, com o intuito de garantir a prioridade na distribuição.

Em nota, a prefeitura de SP informou que a compra de mais doses é uma forma de avançar no plano de vacinação que já é realizada no município. Sendo assim, tem como objetivo contribuir com os esforços realizados pelo governo do Estado.

Além disso, na declaração deixou claro que o intuito da iniciativa é conter o avanço da pandemia na região e salvar vidas. Portanto, não há pretensão de se deslocar das ações tomadas pelo governador do Estado ou de qualquer outro município. E reitera que trabalha em sintonia e em conjunto com o Estado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.