Feriadão em SP: veja o que vai continuar funcionando ou NÃO na cidade

Em mais uma tentativa de aumentar o índice de isolamento social em São Paulo, o Prefeito Bruno Covas (PSDB), decidiu antecipar para esta semana os feriados de Corpus Christi, originalmente em 11 de junho e Consciência Negra que seria em 20 de novembro. Criando, então, um feriadão em SP. 

Feriadão em SP: Veja o que vai continuar funcionando na cidade
Feriadão em SP: Veja o que vai continuar funcionando na cidade (Foto: Google)

Desta forma, estes feriados ficam respectivamente para hoje e amanhã. Na sexta, 22, de acordo com o texto aprovado pela Câmara, será ponto facultativo, mas que não englobará os serviços funerários, atendimento de saúde, segurança pública e assistência social.

A medida tenta antecipar mais um feriado, com o objetivo de estender ainda mais “feriadão” na capital. O governador João Dória (PSDB) é quem está tentando antecipar o feriado estadual da Revolução Constitucionalista (9 de julho), para a próxima segunda, 25.

Ontem, dez entidades financeiras mandaram uma carta aberta a Dória solicitando que os serviços bancários não fossem incluídos no “feriadão”. Diante do pedido, o prefeito Bruno Covas afirmou que basta que os bancos paguem seus funcionários.

Confira o que funciona na capital no feriadão em SP:

SUPERMERCADOS

As feiras livres estão liberadas para funcionar normalmente durante todos os dias. Os mercados municipais também podem abrir as portas, porém em horários diferenciados.

RODÍZIO DE VEÍCULOS

O rodízio que voltou a vigorar esta semana na Capital está suspenso da quarta-feira, 20, até o domingo, 24.

ÔNIBUS

Entre quarta e domingo, vão circular 5.991 ônibus que prestam serviço às 1.013 linhas da Capital, incluindo as 150 noturnas. O atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes funcionam das 6h às 22h.

LAZER E ESPORTE

Todos os parques e centros esportivos públicos da Capital continuam com atividades paralisadas para evitar aglomerações.

EDUCAÇÃO

As aulas que estão sendo realizadas à distância, ficam suspensas até o domingo. Caso seja aprovado a antecipação do feriado da Revolução Constitucionalista para a segunda-feira, 25, as aulas voltam a ser ministradas apenas na terça.

BANCOS

As agências bancárias da Capital vão funcionar nos dias 20 e 21, mas com horário de atendimento menor entre as 10h e 14h. O vencimento de contas de concessionárias e cobrança também não sofrerão alteração nessas datas.

CORREIOS

Apenas parte das agências dos Correios vão fechar nos dias 20 e 21 na cidade de São Paulo. No ponto facultativo de sexta, todas as agências abrem normalmente. A empresa garantiu que vai manter a entrega de cartas e encomendas em todos os dias do feriadão.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.