IPVA 2020: Veja quais as CONSEQUÊNCIAS para quem não pagar o tributo

O IPVA 2020 (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) é um tributo que deve ser pago por donos de veículos automotivos de todo o país. Não pagar o imposto pode gerar problemas desagradáveis, além de taxas extras.

IPVA 2020: Veja quais as CONSEQUÊNCIAS para quem não pagar o tributo
IPVA 2020: Veja quais as CONSEQUÊNCIAS para quem não pagar o tributo (Foto: Google)

O não pagamento do IPVA em si não gera multas, porém, sem o imposto pago não é possível emitir o CRLV do ano corrente, e não ter o documento regularizado impede o veículo de circular.

Multas decorrentes do atraso do IPVA 2020

Se o motorista for parado e estiver com documento atrasado, isto é caracterizado como infração gravíssima com multa de R$ 293,47 e mais sete pontos na CNH.

O veículo pode ainda ser apreendido até que os débitos sejam quitados. No estado de São Paulo, é cobrado pela Secretaria da Fazenda, mora de 0,33% do valor por dia de atraso até um limite de 20% do valor total. Passando disso, o débito é inscrito na dívida ativa do estado, com mais 40% do valor de mora.

Nesta conta entra também os juros sobre o valor em atraso com o acréscimo da mora. A Sefaz também faz a uma cobrança por mês entre 1% e a taxa SELIC vigente. Os juros podem variar mensalmente.

Devedor fica com nome restrito

Se o proprietário do veículo não fizer o pagamento de seus débitos do IPVA terá seu nome inscrito na dívida ativa, e passa a ter restrições, conhecido popularmente como “nome sujo”. O dono do carro fica registrado como “mau pagador” e pode ter dificuldades para conseguir financiamentos, aluguéis e fazer compras.

Pagamento do IPVA 2020

Os débitos não inscritos na dívida ativa podem ser quitados através do Guia de Arrecadação Estadual, que pode ser emitida no site da Secretaria da Fazenda.

Os que já estiverem inscritos precisam ser pagos por meio de guias emitidas pela Procuradoria Geral do Estado. É possível parcelar em até 10 vezes. Porém fique atento pois a PGE é rígida e caso aconteça um atraso no pagamento, a dívida restante só poderá ser paga à vista.

Se os débitos forem referentes a um carro apreendido, a liberação só vai acontecer após a quitação de todos os valores pendentes. A mesma regra vale para transferências de propriedade.

Licenciamento

As regras estabelecidas para o atraso do licenciamento são iguais as do pagamento do IPVA. Como multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira para o motorista do carro com débitos e risco de apreensão do veículo.

Se o carro em questão contar com mais de dois anos de licenciamento atrasado, será preciso desbloquear o sistema para pagamento da taxa pelo telefone 0800-170-110.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.