O aplicativo Meu Gov.br foi criado com o intuito de integrar vários serviços em um único espaço. Sendo assim, é uma ferramenta de extrema importância para os cidadãos brasileiros e visa desburocratizar os serviços disponibilizados pelo Governo.
O aplicativo Meu Gov.br foi desenvolvido por meio de uma parceira entre a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e o Serviço Federal de Processamento de Dados. No app são reunidos todos os documentos do cidadão.
O sistema está disponível para ser baixado nas lojas de aparelhos Android e iOS. Para ter acesso ao app é necessário ter cadastrado a biometria facial no Título de Eleitor ou na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Criar uma conta no aplicativo Meu Gov.br
- Baixe o aplicativo Meu Gov.br;
- Clique no botão “Entrar com gov.br”;
- Clique em “Crie sua conta”;
- Selecione uma das opções de cadastro disponíveis (validação facial, Banco do Brasil, Internet Banking, número do CPF, Certificado Digital ou Certificado Digital em nuvem);
- Preencha os campos com as informações de cadastro solicitadas;
- Selecione a opção que deseja ativar conta, e-mail ou sms;
- Preenche o conteúdo da opção (conta de e-mail ou telefone celular);
- Clique no botão “Avançar”;
- Digite o código de acesso e clique na opção “Avançar”;
- Crie uma senha pessoal segura;
- Clique em “Concluir”;
Validação facial
A validação facial é o reconhecimento do rosto do usuário, com base nos bancos de dados da CNH e do Título de Eleitor. Ao escolher essa opção para cadastrar a sua conta Gov.br será necessário seguir os seguintes passos:
- Digite o CPF;
- Marque as opções “Li e estou de acordo com os termos de uso” e “Não sou robô”;
- Clique no botão “Ir para Meu gov.br”;
- Marque ” Li e concordo com os termos e condições”;
- Clique no botão “Aceitar”;
- Posicione o rosto de frente para câmera frontal do celular seguindo as orientações de piscar os olhos e sorrir até o sistema validar as informações;
- Clique no botão azul com ícone de câmera para tirar uma selfie;
- Clique no botão OK e continue o processo de cadastro da conta;
- Digite o Nome, Data de emissão da carteira de motorista e clique no botão “Avançar”;
- Continue o processo de criação da conta.
Serviços disponíveis no aplicativo Meu Gov.br
No app é possível consultar, realizar pendências, assim como, atualizações e solicitar diferentes serviços do Governo Federal por meio digital. Sendo assim, a ferramenta é capaz de apresentar os dados presentes em seus documentos pessoais, com total segurança. Veja abaixo os principais serviços:
- Carteira de Trabalho Digital;
- Meu INSS;
- Estudantes acessam o portal do ENEM;
- eCAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte);
- MEI (Microempreendedor Individual).