Aplicativo Meu Gov.br: Como baixar, cadastrar, fazer login e utilizar os serviços

O aplicativo Meu Gov.br foi criado com o intuito de integrar vários serviços em um único espaço. Sendo assim, é uma ferramenta de extrema importância para os cidadãos brasileiros e visa desburocratizar os serviços disponibilizados pelo Governo.

Aplicativo Meu Gov.br: Como baixar, cadastrar, fazer login e utilizar os serviços
Aplicativo Meu Gov.br: Como baixar, cadastrar, fazer login e utilizar os serviços (Imagem: Reprodução/Google)

O aplicativo Meu Gov.br foi desenvolvido por meio de uma parceira entre a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e o Serviço Federal de Processamento de Dados. No app são reunidos todos os documentos do cidadão.

O sistema está disponível para ser baixado nas lojas de aparelhos Android e iOS. Para ter acesso ao app é necessário ter cadastrado a biometria facial no Título de Eleitor ou na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Criar uma conta no aplicativo Meu Gov.br

  • Baixe o aplicativo Meu Gov.br;
  • Clique no botão “Entrar com gov.br”;
  • Clique em “Crie sua conta”;
  • Selecione uma das opções de cadastro disponíveis (validação facial, Banco do Brasil, Internet Banking, número do CPF, Certificado Digital ou Certificado Digital em nuvem);
  • Preencha os campos com as informações de cadastro solicitadas;
  • Selecione a opção que deseja ativar conta, e-mail ou sms;
  • Preenche o conteúdo da opção (conta de e-mail ou telefone celular);
  • Clique no botão “Avançar”;
  • Digite o código de acesso e clique na opção “Avançar”;
  • Crie uma senha pessoal segura;
  • Clique em “Concluir”;

Validação facial

A validação facial é o reconhecimento do rosto do usuário, com base nos bancos de dados da CNH e do Título de Eleitor. Ao escolher essa opção para cadastrar a sua conta Gov.br  será necessário seguir os seguintes passos:

  • Digite o CPF;
  • Marque as opções “Li e estou de acordo com os termos de uso” e “Não sou robô”;
  • Clique no botão “Ir para Meu gov.br”;
  • Marque ” Li e concordo com os termos e condições”;
  • Clique no botão “Aceitar”;
  • Posicione o rosto de frente para câmera frontal do celular seguindo as orientações de piscar os olhos e sorrir até o sistema validar as informações;
  • Clique no botão azul com ícone de câmera para tirar uma selfie;
  • Clique no botão OK e continue o processo de cadastro da conta;
  • Digite o Nome, Data de emissão da carteira de motorista e clique no botão “Avançar”;
  • Continue o processo de criação da conta.

Serviços disponíveis no aplicativo Meu Gov.br

No app é possível consultar, realizar pendências, assim como, atualizações e solicitar diferentes serviços do Governo Federal por meio digital. Sendo assim, a ferramenta é capaz de apresentar os dados presentes em seus documentos pessoais, com total segurança. Veja abaixo os principais serviços:

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Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.