Quando consultar o resultado do ENEM? Data e horário foram marcados!

Estudantes que já concluíram o ensino médio poderão consultar o resulto do ENEM na terça, dia 29 de março. Quem fez o exame na condição de treineiro terá que esperar até o mês de março para ter acesso ao seu desempenho.

Quando posso consultar o resultado do ENEM? Horário foi marcado!
Quando posso consultar o resultado do ENEM? Horário foi marcado! (Imagem/Reprodução: Google)

A partir das 18h00 do dia 29 de março o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio estará disponível, apenas para quem pode usá-lo como forma de ingresso no ensino superior em 2021.

Quem fez a prova como treineiro vai ter que esperar até 29 de maio, quando o resultado desse grupo deve ser divulgado.

Como consultar o resultado do ENEM?

A consulta acontece apenas pela internet, diretamente na Página do Participante. Para conseguir ver o desempenho é só fazer o login com o número do CPF e o a senha já cadastrada no portal.

É comum que no dia da divulgação das notas o site fique sobrecarregado e tenha falhas ou quedas, então, paciência!

Como usar a nota do ENEM?

Antes de tudo é necessário saber a média do ENEM, para calcular basta somar as notas de todas as áreas do conhecimento e dividir por 5.

Com a média do Exame Nacional do Ensino Médio em mãos algumas formas de ingresso no ensino superior são possíveis. Entenda melhor.

  • SiSU: Seleciona estudantes para universidades públicas, estaduais ou federais, de todo o país.
  • Prouni: Possibilita o ingresso em instituições particulares com concessão de bolsa de estudos de 50% a 100%.
  • FIES: Financia os estudos de nível superior e o estudante só começa a pagar após ter concluído o curso. Em alguns casos não é necessário fiador e ainda é possível conseguir 0% de juros.
  • Universidades no Exterior: Diversas universidades aceitam o ENEM como forma de ingresso, cada uma delas possui seus próprios critérios de seleção e podem solicitar outras etapas.

É possível estudar em Portugal, inclusive o MEC possui parceria, no Reino Unido, Canadá, EUA e França.

Além dessas seleções, diversas instituições fazem seus próprios processos seletivos, nesse caso, é importante ficar atento aos editais publicados.

O próximo processo seletivo aberto será o do SiSU, que acontece de 6 a 9 de abril.

Continue bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.