FIES 2021: TUDO sobre inscrições SisFies e P-Fies, datas e regras

publicidade

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado aos estudantes brasileiros. O FIES 2021 tem o objetivo de oferecer financiamento estudantil que varia conforme a renda familiar do candidato.

publicidade
FIES 2021: TUDO sobre inscrições SisFies e P-Fies, datas e regras
FIES 2021: TUDO sobre inscrições SisFies e P-Fies, datas e regras (Imagens: Montagem FDR)

O “novo” FIES, como é atualmente chamado, auxilia na ampliação do acesso ao ensino superior. As vagas variam conforme a renda familiar do estudante, o que facilita no momento da realização do pagamento das parcelas.

publicidade

Os financiamentos concedidos com recursos do FIES, para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, terão taxa real zero de juros.

Podem recorrer ao FIES, os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

publicidade

Em 2021, o processo do FIES,  Fundo de Financiamento Estudantil vai oferecer 93 mil vagas.

Os candidatos não pré-selecionados na chamada única do Fies podem disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. Todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos na lista de espera.

publicidade

Calendário do FIES 2021 (cronograma completo atualizado)

  1.  26 a 29 de janeiro – Inscrição do FIES 2021
  2. 2 de fevereiro – Resultado do FIES 2021
  3. 3 a 5 de fevereiro – Complementação da inscrição dos pré-selecionados
  4. 3 fevereiro  a 18 de março – Convocação por meio da lista de espera do FIES 2021
FIES 2021
Fonte: Ministério da Educação

Como funciona o FIES?

Modalidade I: a oferta de vagas tem juros zero para os estudantes com uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. O pagamento das prestações considera o limite de renda do aluno, o que acaba fazendo com que os encargos a serem pagos sejam bastante reduzidos.

Modalidade II: voltada para os estudantes com uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os recursos utilizados são dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

Modalidade III: engloba estudantes de todas as regiões do Brasil com uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Os recursos são do BNDES.

FIES e P-FIES 2021

E qual é a diferença entre Fies e P-Fies? Na modalidade de financiamento do FIES 2021, os resultados terão uma chamada única e lista de espera.

publicidade

No caso da modalidade de financiamento do P-Fies, os resultados terão apenas chamada única.

Fonte: Ministério da Educação

Inscrições para o FIES 2021

As inscrições do FIES 2021 são realizadas pela internet, no site oficial do programa educacional (clique aqui).

publicidade

Caso o candidato tenha sido pré-selecionado, em seguida, é necessário completar o cadastro por meio do SisFIES (clique aqui), com todos os dados de financiamento a ser contratado.

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição.

publicidade

No ato da inscrição no SisFIES, o estudante deve escolher a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Deseja se preparar para os processos seletivos do início do ano? Acesse a nova página de seção Carreiras do FDR  e confira as últimas notícias e dicas valiosas de educação e emprego.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

FIES 2021: TUDO sobre inscrições SisFies e P-Fies, datas e regras

publicidade
Amanda CastroAmanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, é também redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular, finanças e programas sociais.