Carteira de Trabalho Digital: Seguro desemprego e mais benefícios solicitados online

Pontos-chave
  • O aplicativo Carteira de Trabalho Digital foi desenvolvido pelo Ministério da Economia;
  • Com a ferramenta é possível verificar as informações de Qualificação Civil e de Contratos de Trabalho;
  • Uma das novidades disponibilizadas no app é solicitar o Seguro-desemprego;

O aplicativo Carteira de Trabalho Digital foi desenvolvido pelo Ministério da Economia. O app está disponível para aparelhos com o sistema Android e iOS desde 2017. Com a ferramenta é possível verificar as informações de Qualificação Civil e de Contratos de Trabalho.

Carteira de Trabalho Digital: Seguro desemprego e mais benefícios solicitados online
Carteira de Trabalho Digital: Seguro desemprego e mais benefícios solicitados online (Imagem: Reprodução/Google)

Desde o dia 23 de setembro de 2019 começou a substituir o documento impresso no momento da contratação. Para registrar o novo contrato, o trabalho só precisa informar o CPF. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações.

A Carteira de Trabalho impressa continua sendo usada para comprovar o tempo de trabalho anterior ao formato digital. Diante disso, agora todas as anotações, como férias e salário são feitas apenas eletronicamente.

Com isso, o trabalhador pode acompanhar todos os dados pelo aplicativo ou Portal Carteira de Trabalho Digital. Os trabalhadores contratados por órgãos públicos e organismos internacionais devem utilizar a Carteira de Trabalho impressa.

É importante lembrar que o número do documento continua o mesmo. A única mudança é o formato. Porém, diferente do formato impresso, a Carteira de Trabalho Digital não pode ser usada como identificação civil.

Como acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital?

Após baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, basta clicar em “entrar”. O app solicitará o seu CPF, senha de acesso ao Gov.br e autorizar o uso de dados pessoais. Caso não tenha cadastro no portal, será necessário criar a sua conta.

Carteira de Trabalho Digital: Seguro desemprego e mais benefícios solicitados online
Carteira de Trabalho Digital: Seguro desemprego e mais benefícios solicitados online (Imagem: Reprodução/Google)

Na última situação, o app pedirá que seja informado o CPF, nome completo, telefone e e-mail. Em seguida, você terá que clicar na proteção contra spam (Não sou um robô) e ler e aceitar os termos de usos e política de privacidade.

Para finalizar, será necessário responder algumas perguntas que comprovem a propriedade de acesso. Essa fase serve para dar segurança aos dados dos usuários. Após tudo isso, o acesso ao Gov.br estará disponível.

Ao entrar no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, na tela principal serão apresentadas as três últimas movimentações de seu último vínculo. Além disso, serão apresentados os dados pessoais referentes à base de dados do CPF.

Ao fazer o primeiro acesso, será necessário preencher o detalhamento dos seus vínculos, respondendo algumas perguntas sobre sua vida laboral. Essa etapa também serve para garantir a segurança das informações mais profundas, como salários e detalhes de seus contratos de trabalhos.

Como acessar o site Carteira de Trabalho Digital?

A primeira coisa a fazer é acessar o portal do Ministério da Economia. Caso já tenha a senha cadastrada no acesso.gov.br, Sine Fácil ou no MEU INSS, basta clicar em “Já tenho cadastro”, e colocar o número do CPF e a senha nos locais indicados.

Caso não possua, basta clicar em “Quero me cadastrar” e seguir os mesmos passos informados no tópico anterior. Após acessar o portal do trabalhador, basta clicar em Carteira de Trabalho Digital. Após isso, todos os demais processos são iguais ao app.

Por esse motivo, é necessário preencher o detalhamento dos seus vínculos e sobre a sua vida profissional. Tanto no aplicativo como no portal é possível ver o detalhamento dos vínculos empregatícios, assim como, imprimir o documento ou baixar o arquivo em formato PDF.

Solicitar o Seguro desemprego pela Carteira de Trabalho Digital

Uma das novidades disponibilizadas no app é solicitar o Seguro-desemprego. Para isso, basta acessar o aplicativo ou site da Carteira de Trabalho e clicar na opção “Requerer o Seguro-desemprego”.

Em seguida, selecione a opção “Solicitar Seguro-desemprego” e informe o número do Requerimento. Esse número está disponível no alto do formulário entregue pelo empregador após a demissão sem justa causa.

O número do Requerimento é formado por dez números. Após digitá-lo, clique em “localizar”, confira as informações, leia as regras de habilitação do benefício, concorde com os termos e clique em “Concluir”.

Por fim, confirme a solicitação do benefício. Será apresentado a mensagem “Solicitação do Benefício Realizada com Sucesso” e os dados do benefício. Dessa maneira, após esse processo você já saberá a quantidade e o valor das parcelas a serem recebidas.

Além disso, o sistema já apresentará as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento. Lembrando que o trabalhador tem direito de receber entre três e cinco parcelas, de até um salário mínimo.

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Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.