Cartão de crédito será usado no pagamento de IPVA, multas e tributos federais

Desde a última segunda-feira (15), o contribuinte possui mais uma opção para realizar o pagamento de taxas federais, contribuições e serviços públicos que não são gratuitos. Agora, através do uso do cartão de crédito

Cartão de crédito será usado no pagamento de IPVA, multas e tributos federais
Cartão de crédito será usado no pagamento de IPVA, multas e tributos federais (Foto: Google)

Quais serviços podem ser pagos pelo PagTesouro?

Serviços como IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e ITBI (Imposto sobre transmissão de bens imóveis).

Além de multas de trânsito, por exemplo, poderão ser pagos por meio do PagTesouro, plataforma digital para efetuar o pagamento e recolhimento do Tesouro Nacional.

O intuito da tecnologia é alcançar um público que não possui muito acesso a produtos digitais. Com a nova ferramenta, um estrangeiro que está visitando o Brasil poderá realizar a quitação de uma taxa com cartão de crédito antes de retornar ao país de origem, por exemplo.

É importante destacar que, desde o mês de novembro, o contribuinte pode efetuar pagamentos à Conta Única do Tesouro através do Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central.

O que é o PagTesouro?

O PagTesouro é uma plataforma online gerido pela Secretaria do Tesouro Nacional, instituído pelo Decreto nº 10.494, de 23 de setembro de 2020, que possibilita a realização de pagamentos de serviços como: importação de produtos, certificação, registro de patentes e taxa de emissão de passaporte, às entidades da administração pública federal. 

Além disso, pelo PagTesouro existe a possibilidade de pagar, também, multas eleitorais, de trânsito, ambientais e inscrições de cursos e concursos e no Enem.

O sistema funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, dá para efetuar pagamentos a qualquer momento – seja utilizando o Pix, boleto ou cartão de crédito.

Instituições Financeiras e de Pagamento que aceitam pagamentos oriundos do PagTesouro

YouTube video player
Sair da versão mobile