PIX vai incluir pagamentos do IPVA e outros tributos estaduais a partir de julho

No Ceará, motoristas poderão pagar o IPVA utilizando a ferramenta PIX. Nessa semana, a Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE), informou que está em processo de licitação para que seja permitida a quitação de tributos pelo novo sistema de transferência do Banco Central. A proposta deverá ser votada até julho deste ano. Acompanhe.

PIX vai incluir pagamentos do IPVA e outros tributos estaduais a partir de julho (Imagem: Google)

Anualmente os motoristas devem pagar o IPVA de seus veículos de acordo com as determinações da Secretaria da Fazenda de seu estado. Para quem reside no Ceará, a novidade é que esse serviço poderá ganhar mais uma plataforma digital de prestação de contas, o PIX.

Segundo as informações já concedidas pela Sefaz CE, está sendo elaborado um planejamento para que o IPVA passe a ser quitado por meio do PIX.

A ideia é que o titular possa fazer a transferência para as contas autorizadas pelo órgão de modo que o valor seja debitado automaticamente.

Detalhamentos do projeto

Ainda na fase piloto, o projeto permite que o IPVA funcione em uma dinâmica de arrecadação mais simples. Ao gerar o boleto do tributo pelo site e pelos aplicativos Ceará App e Meu IPVA, o cidadão deverá ter acesso a um QR Code para facilitar seu pagamento.

Conforme explica o secretário executivo do Tesouro Estadual e Metas Fiscais da Sefaz, Fabrízio Gomes, a modalidade já vem sendo usada no setor privado e poderá trazer uma série de benefícios para o setor público.

“Traz alguns benefícios de agilidade, como a gente já tá vendo no setor privado, reduz o custo transacional. E para o setor público, é uma forma a mais de pagar, com arrecadação mais rápida. No caso do Estado do Ceará, a gente vai conseguir liberar a obrigação tributária do contribuinte mais rápido”, comentou.

Outro ponto positivo destacado por ele é que com o PIX o motorista poderá fazer o pagamento a qualquer dia e horário, sem limitações relacionadas ao tempo de atendimento dos bancos.

Vamos supor que um contribuinte passe em um posto fiscal com um caminhão num dia de domingo e tenha alguma irregularidade. Ele precisa pagar aquele auto de infração, mas o banco só funciona na segunda, então ele só poderia ser liberado na segunda. Com o Pix não, como o pagamento é instantâneo, a ideia é que possa fazer essa liberação no mesmo dia”, explica Gomes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.