PagTesouro adere ao PIX para novos pagamentos dentro do aplicativo; confira

A PagTesouro, a plataforma digital responsável pelo pagamento online do Tesouro Nacional, aderiu, no último dia 16 de novembro, ao sistema de pagamentos PIX. Agora, os clientes vão pode realizar transações de uma maneira mais prática.

PagTesouro adere ao PIX para novos pagamentos dentro do aplicativo; confira
PagTesouro adere ao PIX para novos pagamentos dentro do aplicativo; confira (Imagem: reprodução/Google)

Com isso, nesse momento inicial de pagamentos com o PIX, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento contam com a nova modalidade de pagamentos.

De acordo com informações do Tesouro Nacional, o objetivo é que outros órgãos também possam aderir o sistema até o fim do ano. Até o momento, eles se encontram em fase de desenvolvimento das aplicações tecnológicas.

Como realizar o cadastro da chave PIX?

Veja o passo a passo um exemplo de cadastro de uma chave PIX com o número do CPF e e-mail, utilizando o aplicativo do Nubank:

  • Primeiramente, no menu inicial, escolha a opção “PIX” ou “cadastro PIX”;
  • Em seguida, indique quais os dados serão utilizados e clique em “confirmar”;
  • Por fim, caso as informações estejam corretas, aguarde um e-mail de confirmação do banco.

Este foi só uma exemplo. Entretanto, ainda é possível criar suas chaves PIX com os seguintes dados: Número de CPF/CNPJ; Endereço de e-mail; Número do telefone celular EVP, sequência alfanumérica de 32 dígitos.

É possível fazer o seu cadastro de chave em diversos bancos. Confira aqui a lista com todos os bancos que já oferecem o cadastro PIX.

Como vai funcionar o Pix?

De acordo com o Banco Central, as transações poderão ser realizadas em qualquer horário do dia, todos os dias do ano.

Com isso, a transferência de valores e o pagamento de contas e boletos vai dispensar o uso de dinheiro. Tudo poderá ser feito por meio do dispositivo móvel.

O que é o PagTesouro?

De acordo com o Governo Federal, o PagTesouro é “um componente de processamento de pagamentos digitais gerido pela Secretaria do Tesouro Nacional”. 

O PagTesouro atua como um agente de recolhimento de receitas de Órgãos Públicos Federais como taxas (custas judiciais, emissão de passaporte etc), aluguéis de imóveis públicos, serviços administrativos e educacionais, multas, entre outros, permitindo o pagamento em forma digital, assim como a impressão do boleto de pagamento.

O pagamento pode ser feito utilizando PIX, cartão de crédito e boleto bancário (GRU Simples).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!