PIX: Estreia fica marcada por transações não concluídas e mais de 73 milhões de chaves cadastradas

Nesta segunda-feira (16), o sistema de pagamentos Pix foi lançado oficialmente. Segundo o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, algumas transações não foram completadas durante o dia. No entanto, o motivo não teria sido por conta de instabilidade no sistema.

Início do Pix no país tem indicação de transações não completadas, mas com grande adesão
Início do Pix no país tem indicação de transações não completadas, mas com grande adesão (Imagem: NordWood Themes/Unsplash)

Conforme indicado pelo representante do Banco Central, houve um volume de operações que não foram completadas em alguns bancos. Um motivo para o problema, segundo ele, poderia ser por conta de um erro na formatação da chave pelo banco.

Na comparação geral, o índice de operações que não foram completadas é bem menor. Como forma de solucionar os problemas, foi citado que o Banco Central entra em contato com os bancos quando há uma grande quantidade de operações rejeitadas.

O chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Angelo Duarte, ressaltou que apesar dos problemas em algumas instituições específicas, o sistema Pix seguiu operando “dentro dos parâmetros de qualidade”.

Chaves Pix

Mais de 73 milhões de chaves foram cadastradas para utilizar o Pix de forma mais simplificada. Campos Neto destacou essa marca, alegando que a adesão foi a maior que o país já registrou, por meio de algum aplicativo digital.

Ele indicou que o uso das chaves foi em grande escala para as pessoas físicas e jurídicas. Conforme o sistema inicia a operação, o processo de cadastramento tende a crescer conforme o tempo.

O diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, João Manoel de Pinho de Mello, afirmou que uma parte dos erros que aconteceram no cadastro da chave foi por conta da tentativa de Pix para conta salário.

Outro ponto indicado pelo Manoel Pinho de Melo foi sobre a utilidade dessas chaves em diminuir erros, como apresentados hoje, de forma a prejudicar a liquidação em determinadas operações.

Balanço do primeiro dia

Em nota, o Banco Central divulgou os resultados do primeiro dia, levando em consideração as transações até 18h. Mais de um milhão de transações liquidadas foram feitas. O valor total foi de R$ 777 milhões, com a quantia média de R$ 773.

Foi indicado que o índice de disponibilidade das infraestruturas providas pelo Banco Central foi de 100%. Das 734 instituições aprovadas como participantes do Pix, 619 são cooperativas de crédito.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.