PIX: ainda dá tempo de criar uma chave de pagamento? Saiba os prazos

Ainda não criou suas chaves PIX? Ainda dá tempo de fazer a sua. O Banco Central permitiu que as pessoas realizem o cadastro no PIX de até cinco chaves associadas em uma conta bancária. Este é o novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas e gratuitas.

PIX: ainda dá tempo de criar uma chave de pagamento? Saiba os prazos (Imagem: Reprodução/Google)

O Banco Central ainda não definiu uma data final de cadastro das chaves. O novo sistema de pagamentos entra em operação a partir do dia 16 de novembro.

Então, mesmo com o cadastro feito antes da data não é possível realizar pagamentos e transferências com o sistema.

Como realizar o cadastro da chave PIX?

Veja o passo a passo um exemplo de cadastro de uma chave PIX com o número do CPF e e-mail, utilizando o aplicativo do Nubank:

  • Primeiramente, no menu inicial, escolha a opção “PIX” ou “cadastro PIX”;
  • Em seguida, indique quais os dados serão utilizados e clique em “confirmar”;
  • Por fim, caso as informações estejam corretas, aguarde um e-mail de confirmação do banco.

Este foi só uma exemplo. Entretanto, ainda é possível criar suas chaves PIX com os seguintes dados: Número de CPF/CNPJ; Endereço de e-mail; Número do telefone celular EVP, sequência alfanumérica de 32 dígitos.

É possível fazer o seu cadastro de chave em diversos bancos. Confira aqui a lista com TODOS os bancos que já oferecem o cadastro PIX.

Como vai funcionar o Pix?

De acordo com o Banco Central, as transações poderão ser realizadas em qualquer horário do dia, todos os dias do ano.

Com isso, a transferência de valores e o pagamento de contas e boletos vai dispensar o uso de cédulas e cartões. Tudo poderá ser feito por meio do dispositivo móvel.

Funcionando assim: os usuários do Pix precisam ter uma conta digital em uma instituição financeira. Pois, o sistema será integrado aos aplicativos dos bancos.

Cada cliente terá um cadastro com uma chave de acesso pessoal. Até o momento, as instituições financeiras estão realizando apenas o pré-cadastro de seus clientes. O cadastro começou a ser feito, de fato, no dia 5 de outubro.

Os clientes vão poder registrar como chave de acesso CPF, o CNPJ, e-mail, número de celular ou até mesmo um código aleatório.

As transações serão realizadas principalmente pelo uso de código QR. Para isso, é necessário que o usuário possua um dispositivo móvel com câmera para realizar a leitura do código.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!