Lista com TODOS os bancos que já oferecem o cadastro PIX

Nesta segunda-feira (5), o cadastramento de “chaves” Pix se iniciou. Segundo o Banco Central (BC), o novo meio de pagamentos e transferências instantâneos chamado Pix, estará disponível em todo o Brasil no mês de novembro. Confira logo abaixo como funciona o sistema, tire todas as suas dúvidas e confira os bancos que já aderiram.

Lista com TODOS os bancos que já oferecem o cadastro PIX
Lista com TODOS os bancos que já oferecem o cadastro PIX (Imagem: Google)

O que é o Pix?

Com o intuito de facilitar transações financeiras, o Pix é uma nova ferramenta desenvolvida pelo BC para realizar pagamentos e transferências a qualquer momento de forma instantânea.

Além desta função, o mercado espera que o sistema possa substituir DOCs e TEDs, por ser gratuito e estar disponível a qualquer hora, todos os dias da semana e a quantia cair instantaneamente. 

“Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes; promover a inclusão financeira e preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população”, disse o Banco Central.

Como usar a ferramenta?

Como o objetivo do novo sistema Pix é diminuir a complexidade ao fazer transações financeiras, a requisição de dados para o envio de dinheiro é menor também.

O Pix descarta tradicionais numero de conta e agência bancária para remessa entre pessoas e oferece as seguintes opções: 

  • Pela “chave de endereçamento” – um e-mail, CPF, número de telefone ou um código de números e letras aleatório chamado EVP;
  • Por um link gerado pelo celular ou;
  • Por leitura de QR Code.

A transação pode ser efetuada sem custo entre bancos diferentes ou instituições cadastradas.

Os usuários podem ativar o sistema para diversas contas de bancos que ele tenha, porém é preciso que use chaves diferentes para cada conta. 

A mesma forma de transferência é usada para compras no comércio utilizando essa ferramenta. Para realizar os pagamentos é necessário ter internet por enquanto. 

Novidades do sistema Pix

A previsão do pagamento ser efetuado offline está para 2021. O “saque Pix”, que irá possibilitar que o recebedor efetue saques em redes varejistas, estará disponível em breve. 

Confira neste link todos os bancos que já aderiram o Pix.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!