São Paulo anuncia vacinação de idosos na 1ª fase do calendário; entenda!

O estado de São Paulo anunciou na última segunda-feira (25) que dará início a vacinação de idosos a partir de 90 anos no dia 08 de fevereiro. Esse grupo faz parte da 1ª fase do calendário de vacinação elaborado pelo estado, com base nas recomendações da OMS.

São Paulo anuncia vacinação de idosos na 1ª fase do calendário; entenda!
São Paulo anuncia vacinação de idosos na 1ª fase do calendário; entenda! (Imagem: Reprodução/Google)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), fez o anúncio do novo grupo a ser vacinando durante uma entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes. De acordo com Doria, essa nova fase da vacinação contemplará 206 mil pessoas.

Durante a entrevista, o governador também falou sobre outro grupo da vacinação de idosos, pessoas acima de 85 anos, que começarão a ser vacinadas a partir do dia 15 de fevereiro, contemplando 309 mil pessoas.

O plano de vacinação do estado de São Paulo começou pelos trabalhadores da saúde que estão atuando na linha de frente no combate ao Coronavírus. Em seguida, passou a vacinar os idosos que residem em instituições de longa permanência.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, 15 mil idosos que residem em lares, tais como asilos, além de funcionários destes locais, receberam as primeiras doses da vacina Coronavac.

O produto foi desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac e está sendo produzido no Brasil em parceria com o Butantan.

Doria também aproveitou o evento para falar sobre um novo lote de 1 milhão e 400 mil doses que devem ser recebido do Instituto Butantan na próxima semana.

Além disso, disse que irá esperar até o dia 5 para que o Governo Federal realize a compra do lote adicional de 54 milhões de doses da vacina do instituto.

Caso a compra não seja efetuada, esse lote será disponibilizado para compras que poderão ser realizadas por Estados e municípios brasileiros.

Momentos após a declaração de Doria, o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, declarou ter recebido uma mensagem por celular afirmando que o contrato será assinado no dia 02 de fevereiro.

Na cidade de São Paulo, o prefeito Bruno Covas (PSDB), decidiu ampliar os vacinados, após receber 165,3 mil imunizantes da Oxford/Astrazeneca, incluindo:

  • Funcionários e integrantes do PAI (Programa de Assistência ao Idoso);
  • Profissionais e pacientes atendidos em casa pelos núcleos da Emad (Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.