Plano de vacinação do COVID-19: Veja como vai funcionar aplicação na sua cidade

Pontos-chave
  • Estados atualizam grupos na campanha de vacinação contra o covid-19;
  • Divisão varia de acordo com profissão e faixa etária;
  • Governo federal deverá comprar novas doses.

Estados brasileiros iniciam campanha de vacinação contra o novo coronavírus. Após a validação das medicações pela Anvisa, os governos estaduais e municipais já estão distribuindo as doses entre grupos específicos da população. O cronograma varia de acordo com as determinações de cada local. Abaixo, saiba mais sobre o processo de imunização.

Plano de vacinação do COVID-19: Veja como vai funcionar aplicação na sua cidade (Imagem Google)
Plano de vacinação do COVID-19: Veja como vai funcionar aplicação na sua cidade (Imagem Google)

Um ano após a chegada do novo coronavírus no Brasil, foi iniciada a campanha de vacinação. Inicialmente, os governos estão priorizando apenas a população idosa e profissionais que estão atuando na linha de frente.

Em cidades como o Rio de Janeiro, pessoas com mais de 90 anos já estão sendo medicadas.

A definição do cronograma varia de acordo com cada estado, tendo em vista que as campanhas estão sendo coordenadas pelas Secretarias de Saúde, e não pelo Ministério da Saúde.

Mais de 500 mil brasileiros já foram imunizados, em regiões como o Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Recife e Florianópolis.

A previsão é de que até o mês de julho todos os idosos e pessoas em zona de risco sejam vacinadas, porém o andamento da campanha depende da aquisição de novas doses.

Acompanhe o plano de vacinação das cidades.

Rio de Janeiro

Na capital carioca, a campanha de vacinação está priorizando inicialmente as pessoas com mais de 60 anos. No entanto, dentro desse grupo serão imunes primeiros aqueles acima dos 90 anos. A previsão é de que até o fim de fevereiro as pessoas de 80 anos em diante estejam medicadas.

Pelo cronograma já publicado, a vacinação seguirá as seguintes datas 94 anos (dia 8), 93 anos (dia 9), 92 anos (dia 10), 91 anos (dia 11), 90 anos (dia 12) e 90 anos ou mais (dia 13).

Na sequência serão chamados os cariocas com 85 anos ou mais: 89 anos (dia 15), 88 anos (dia 16), 87 anos (dia 17), 86 anos (dia 18), 85 anos (dia 19) e 85 anos ou mais (dia 20).

Por fim, a rodada final de fevereiro será para quem tem 80 anos ou mais: 84 anos (dia 22), 83 anos (dia 23), 82 anos (dia 24), 81 anos (dia 25), 80 anos (dia 26) e 80 anos ou mais (dia 27).

Além disso, há uma prioridade para os profissionais das seguintes categorias que atuam sob o risco do Covid:

  • assistentes sociais;
  • biólogos;
  • biomédicos;
  • enfermeiros;
  • farmacêuticos;
  • fisioterapeutas;
  • fonoaudiólogos;
  • funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados;
  • médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares;
  • médicos;
  • nutricionistas;
  • odontólogos;
  • profissionais de educação física;
  • psicólogos;
  • terapeutas ocupacionais.
Plano de vacinação do COVID-19: Veja como vai funcionar aplicação na sua cidade (Imagem Google)
Plano de vacinação do COVID-19: Veja como vai funcionar aplicação na sua cidade (Imagem Google)

São Paulo

Considerada a cidade com o maior número de vacinação, em São Paulo a prioridade é para os profissionais da linha de frente do covid-19.

Nesse grupo estão inclusos os funcionários de hospitais públicos e privados, incluindo ainda espaços de reabilitação, coleta de laboratório, limpeza e administrativo.

Para quem trabalha também na área de saúde, sem estar na linha de frente do covid, mas possui mais de 60 anos há também prioridade. Outro grupo que já está sendo medicado são os indígenas e quilombolas.

Funcionários e idosos vinculados ao Programa de Assistência ao Idoso (PAI) e idosos que residem em centros de acolhida e asilos também devem ser priorizados. Por fim, há atendimento ainda para os servidores e idosos acamados atendidos por serviços da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD).

Salvador

Em Salvador, os detalhes sobre a campanha de vacinação ainda não foram atualizados. Nesse momento, estão sendo medicados os profissionais de saúde também da linha de frente e as pessoas idosas que residem em lares como asilos.

Além disso, a população indígena, aldeados e povos de comunidades ribeirinhas também deverão ser imunizados em breve.

Recife

Em Recife, a vacinação já vem sendo realizada e está priorizando os seguintes grupos:

  • Profissionais da saúde na linha de frente de combate à doença;
  • Idosos acima de 85 anos de idade;
  • Idosos acima de 60 anos que residem em instituições de longa permanência (abrigos) e trabalhadores desses locais;
  • Pessoas com deficiência severa a partir de 18 anos que moram em residências inclusivas.

O estado informou que a inclusão de novas rodadas depende exclusivamente da aquisição de novas vacinas por parte do governo federal.

Manaus

Considerada uma das cidades mais afetadas pela pandemia, Manaus também deu início a campanha de vacinação. Na cidade, a prioridade se dá para os seguintes grupos:

  • Idosos;
  • Profissionais de saúde que têm contato direto com os idosos, como cuidadores, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos, copeiros e maqueiros;
  • Profissionais de saúde e trabalhadores de áreas administrativas, serviços gerais, maqueiros e alimentação que atuem diretamente no atendimento aos pacientes com Covid-19 em unidades das redes estadual e municipal de saúde e Samu;
  • Profissionais de saúde de hospitais particulares;
  • Indígenas aldeados.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.