Uma dica unanime é: fuja de promessas de ganho alto e fácil de dinheiro. Com o aumento de uso da internet, também houve o aumento de golpes oferecendo dinheiro fácil. Veja neste post algumas dicas para não cair em fraudes.
Com a taxa Selic em 2% ao ano, muitos investidores brasileiros passaram a procurar oportunidades mais rentáveis e é onde entra muitos influenciadores digitais ensinando como investir no mercado financeiro e garantindo retornos grandiosos e de total segurança.
Porém, é também nesse cenário, que muitos oportunistas veem a oportunidade de atrair investidores para golpes financeiros. Veja baixo algumas dicas de como se proteger no mercado financeiro:
Confira os registros do profissional
Uma dica dada por consultores financeiros e profissionais de mercado aos investidores é conferir o registro do profissional junto aos órgãos e entidades do mercado financeiro.
Um profissional precisa ter registros em diferentes órgãos privados e públicos para operar no mercado financeiro, como CVM, B3, Anbima, Apimec e Planejar.
Foi o que aconteceu com clientes do economista e digital influencer Vinicius Ibraim, que o acusam de prejuízos financeiros de R$ 30 milhões em uma operação na Bolsa. O economista garantiu um retorno de 10% ao mês.
Em defesa, o advogado de Abarim, confirma que a operação foi malsucedida, porém afirma que o economista não deu um golpe. Porém, caso os clientes tivessem realizado uma pesquisa na B3 descobririam que Ibraim estava impedido de operar desde outubro.
Desconfie das promessas de ganho alto e fácil
Ao receber ou conferir uma proposta de ganhos de 10% ao mês, pergunte como conseguiu um rendimento tão alto e qual era o risco. Além disso, procure se informar qual o tipo de aplicação o dinheiro é investido (renda fixa, Bolsa, ou Dólar, por exemplo).
Por exemplo, a Renda Fixa tem um rendimento de 2% ao ano, por isso, se alguém fala que você terá uma renda de 2% ao mês, questione e peça provas. Já a renda variável, como a Bolsa e Dólar, pode sim render 10% ao mês, porém, pode perder o mesmo, por isso, a garantia de ganhos nessa modalidade é mentira.
Solicite provas dos ganhos
Peça provas e o histórico de investimentos nos últimos 12 meses. Caso não apresente, fuja, pois, provavelmente, é uma cilada.
Mas, caso o profissional apresente algum documento, como uma lâmina de fundos de investimento, confira e cheque os dados apresentados, como nome da empresa e demais informações.