Cuidado com os golpes! Na crise crescem fraudes oferecendo dinheiro fácil

Uma dica unanime é: fuja de promessas de ganho alto e fácil de dinheiro. Com o aumento de uso da internet, também houve o aumento de golpes oferecendo dinheiro fácil. Veja neste post algumas dicas para não cair em fraudes.

Cuidado com os golpes! Na crise crescem fraudes oferecendo dinheiro fácil
Cuidado com os golpes! Na crise crescem fraudes oferecendo dinheiro fácil (Imagem: Reprodução/Google)

Com a taxa Selic em 2% ao ano, muitos investidores brasileiros passaram a procurar oportunidades mais rentáveis e é onde entra muitos influenciadores digitais ensinando como investir no mercado financeiro e garantindo retornos grandiosos e de total segurança.

Porém, é também nesse cenário, que muitos oportunistas veem a oportunidade de atrair investidores para golpes financeiros. Veja baixo algumas dicas de como se proteger no mercado financeiro:

Confira os registros do profissional

Uma dica dada por consultores financeiros e profissionais de mercado aos investidores é conferir o registro do profissional junto aos órgãos e entidades do mercado financeiro.

Um profissional precisa ter registros em diferentes órgãos privados e públicos para operar no mercado financeiro, como CVM, B3, Anbima, Apimec e Planejar.

Foi o que aconteceu com clientes do economista e digital influencer Vinicius Ibraim, que o acusam de prejuízos financeiros de R$ 30 milhões em uma operação na Bolsa. O economista garantiu um retorno de 10% ao mês.

Em defesa, o advogado de Abarim, confirma que a operação foi malsucedida, porém afirma que o economista não deu um golpe. Porém, caso os clientes tivessem realizado uma pesquisa na B3 descobririam que Ibraim estava impedido de operar desde outubro.

Desconfie das promessas de ganho alto e fácil

Ao receber ou conferir uma proposta de ganhos de 10% ao mês, pergunte como conseguiu um rendimento tão alto e qual era o risco. Além disso, procure se informar qual o tipo de aplicação o dinheiro é investido (renda fixa, Bolsa, ou Dólar, por exemplo).

Por exemplo, a Renda Fixa tem um rendimento de 2% ao ano, por isso, se alguém fala que você terá uma renda de 2% ao mês, questione e peça provas. Já a renda variável, como a Bolsa e Dólar, pode sim render 10% ao mês, porém, pode perder o mesmo, por isso, a garantia de ganhos nessa modalidade é mentira.

Solicite provas dos ganhos

Peça provas e o histórico de investimentos nos últimos 12 meses. Caso não apresente, fuja, pois, provavelmente, é uma cilada.

Mas, caso o profissional apresente algum documento, como uma lâmina de fundos de investimento, confira e cheque os dados apresentados, como nome da empresa e demais informações.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.