Promoções da Black Friday já começaram! Veja como NÃO cair em golpes

Apesar de a Black Friday só acontecer oficialmente em 27 de novembro, algumas lojas já deram início a temporada de descontos. Apesar disso, nem tudo são flores na vida dos consumidores brasileiros, pois com o aumento no número de produtos com descontos, as reclamações também seguiram o mesmo caminho. 

Promoções da Black Friday já começaram! Veja como NÃO cair em golpes
Promoções da Black Friday já começaram! Veja como NÃO cair em golpes (Imagem: reprodução/Google)

Em 2018, somente no dia da Black Friday, o site de registro de reclamações ReclameAqui recebeu mais de 5,6 mil reclamações. Os principais motivos alegados pelos consumidores foram propaganda enganosa e maquiagem de preços.

E para ajudar você a aproveitar as promoções de uma forma segura e sem cair em golpes, separamos algumas dicas que podem ajudar na hora de fazer as suas compras. Confira: 

Promoções falsas

Não é difícil de encontrar durante a Black Friday aquela promoção exorbitante com descontos que, por exemplo, são a metade do valor do produto. Algumas dessas podem ser uma cilada, por isso é preciso estar sempre atento ao valor real dos produtos. 

A dica é sempre acompanhar o valor de algum produto que você tem em mente que pode ser um bom negócio. Ficar de olho nos preços é uma forma segura de acabar não sendo enganado por promoções falsas.

Alguns sites de pesquisa e comparativos de preços podem ajudar nessa pesquisa. 

Preços divergentes depois de efetuar o pagamento

Antes de finalizar a compra, fique sempre atento aos valores finais aplicados, para ver se coincidem com o da promoção. Não é raro encontrar lojas que prometem o desconto, mas aplicam o valor inteiro do produto ao fechar a compra. 

É preciso também estar atento ao valor do frete. Alguns comércios tendem a aplicar valores maiores na expectativa de que dê para recuperar o valor que foi aplicado no desconto do produto. 

Venda casada

Além de proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, esse tipo de venda é um crime que pode causar prejuízos ao comércio. Ela consiste na venda de algum produto obrigatoriamente vendido junto a outro. 

Por exemplo, caso uma loja só permita que o seu consumidor a comprar um smartphone se junto dele  adquira também seguro de proteção. 

Evite sites que não são seguros

Para realizar suas compras de forma segura, evite aqueles sites que não aparentam ser confiáveis. Opte sempre por uma loja que você tem costume de comprar. 

Se ainda está em dúvida, consulte a lista que o Procon de São Paulo preparou com os sites que não são confiáveis para fazer compras devido ao alto número de reclamações.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!