No fim de outubro, o Banco Central anunciou uma nova funcionalidade no sistema de pagamentos PIX. O chamado “PIX Cobrança” será uma alternativa ao boleto bancário e poderá ser usado por lojistas, fornecedores, prestadores de serviços e outros usuários. Os pagamentos por QR code poderão ser futuros ou imediatos.
Tudo vai funcionar por meio de um QR Code para pagamentos, o que vai substituir o tradicional código de barras contido nos boletos que já conhecemos. Segundo o Banco Central, a nova função de pagamentos poderá ser emitida em pontos de venda ou até mesmo nos comércio eletrônicos.
A nova funcionalidade vai permitir que sejam incluídas mais informações além do valor da cobrança em si. Com o sistema, os usuários vão poder também gerar QR codes para receber pagamentos direto em suas contas.
“Neste caso, é possível configurar outras informações além do valor, como juros, multa, descontos. É uma funcionalidade parecida com o que ocorre hoje com o boleto”, afirmou o Banco Central em nota.
Assim como os boletos normais, o QR code de pagamentos do sistema poderá ter uma data de vencimento ou limite. Com isso, também haverá cobrança de juros e multa no caso do pagamento ser efetuado após a data de vencimento.
Ainda de acordo com o Banco Central, “o envio de pagamentos é gratuito e ilimitado para as todas as pessoas físicas, empresários individuais e MEIs. Aos que adotarem o Pix para fins comerciais, poderão ser tarifados no recebimento da transação. São dois os critérios que configuram a atividade comercial e, portanto, passíveis de tarifação: recebimento da transferência por QR Code Dinâmico; recebimento de mais de trinta transações com Pix no mês, por conta. Neste caso, a tarifa pode ser praticada a partir da 31ª transação”.
Funcionamento do PIX Cobrança
A função de pagamentos imediatos vai estar disponível a partir do lançamento do PIX, que acontece em 16 de novembro. Os pagamentos futuros, que apresentam data de vencimento, serão ofertados mais para frente.
O Banco Central ainda não deu mais informações de como o PIX Cobrança vai funcionar. Mas, já conseguimos imaginar que será associado junto ao aplicativo do banco no qual você já cadastrou as suas chaves de acesso PIX.