MEI: Conheça as vantagens que o PIX trará para as pequenas e micro empresas no Brasil

Os microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil também poderão contar com diversas vantagens após a chegada do PIX, novo sistema de pagamentos do Banco Central (BC), que entra em vigor a partir do dia 16 de outubro.

MEI: Conheça as vantagens que o PIX trará para as pequenas e micro empresas no Brasil (Imagem: Reprodução/Google)

O PIX oferecerá vantagens durante a realizações de transações financeiras, em comparação aos modelos tradicionais (DOC, TED, boleto bancário). As transferências e pagamentos de boletos serão concluídas em menos de 10 segundos, em qualquer dia e horário da semana, inclusive feriados.

O especialista em sistemas bancários e CEO da fintech PagueVeloz, Paulo Gomes, responsável pelo desenvolvimento de soluções de pagamentos para negócios de pequeno e médio porte, explica que a otimização de recursos é um dos pontos positivos do sistema e lista três vantagens aos MEIs:

“Como o PIX ocorre em tempo real e sem intermediários, será uma transação muito mais barata. Basta que ambos tenham uma chave cadastrada, que pode ser o o número do celular, e-mail ou CPF, para que a transferência seja efetuada na hora. Milhares de brasileiros ainda evitam usar serviços bancários por entenderem que é um meio complexo. E, de certa forma, é. Atualmente, para fazer uma transferência você precisa dos dados bancários do recebedor, como conta, agência e banco, além do CPF ou CNPJ. Com o PIX basta informar a chave. Tudo muito mais rápido e prático.”

Tarifa reduzida
Segundo o CEO da PagueVeloz, a rotina dos pequenos negócios será de agilidade e ganhos financeiros, pois quem utiliza os serviços de uma fintech (como o Nubank, por exemplo) sabe que as tarifas são muito mais baixas que as dos bancos tradicionais. Com o PIX, essas tarifas bancárias serão ainda mais baixas.

Agilidade
Outro vantagem é que independente do banco e do horário, a transferência de dinheiro de uma conta para outra, acontecerá em poucos segundos.

Facilidade no pagamento
Além disso, os micros e pequenos negócios poderão oferecer o pagamento através de um QR Code. Com ele, basta o cliente escanear o código com a câmera do smartphone e concluir o pagamento. Esse serviço além de oferecer maior segurança durante as transações, conta com a agilidade de pagamentos em dinheiro, porém, com a vantagem de ser feita de modo digital.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!